Cotidiano

Deutsche Bank congela contratações de funcionários, diz agência

2016 944544827-201610111043054082_AP.jpg_20161011.jpgFRANKFURT – O Deutsche Bank congelou a contratação de novos funcionários, contou à agência de notícias Reuters uma pessoa com conhecimento do assunto, nesta quinta-feira, em meio aos temores de investidores de que uma multa pendente do Departamento de Justiça dos EUA possa comprometer a instituição.

O banco enviou um memorando sobre o congelamento aos gestores na quarta-feira, contou a fonte, acrescentando que a medida não se aplica ao departamento de compliance ? responsável por garantir que a empresa está seguindo a lei.

A medida é a mais recente de uma série de ações tomadas pela gestão do banco para lidar com uma crise de confiança que emergiu diante da potencial multa bilionária do Departamento de Justiça.

O Deutsche Bank está hoje repensando elementos de sua renovação, e mais decisões devem ser tomadas neste trimestre, afetando, principalmente, linhas de negócios que não rendem lucro, de acordo com pessoas próximas do banco.

Uma mudança organizacional lançada em outubro do ano passado pelo então novo diretor executivo do banco John Cryan tinha como objetivo reduzir custos com a demissão de 9 mil pessoas e a venda de algumas atividades que não fossem os negócios principais do Deutsche.

Mas um ano depois, o número de funcionários quase não mudou. O número, que no meio de 2016 ultrapassava os 101.300, na verdade é maior do que os cerca de 96.600 que a instituição tinha há um ano.

A necessidade de ajustar o plano agora se tornou urgente diante da possibilidade de o Deutsche ter de arcar com uma multa de US$ 14 bilhões por questões relacionadas a títulos lastreados por hipotecas antes da crise financeira.

Os investidores temem que o banco teria dificuldade de absorver uma multa deste tamanho, esse medo derrubou as ações da instituição a mínimos históricos.