Cotidiano

'Deus pode triunfar sobre Trump', diz filha de Martin Luther King

King Day Atlanta-GLB32T3KR.1.jpg

ATLANTA ? A filha de Martin Luther King, líder da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, fez um discurso com críticas ao presidente eleito, Donald Trump. As declarações de Bernice King aconteceram na segunda-feira, feriado no país em homenagem ao seu pai, que teria completado 88 anos na véspera. Em uma cerimônia da Igreja Batista Ebenezer, em Altanta, ela disse à plateia para não abandonar a esperança e para não temer quem está sentado na Casa Branca.

? Deus pode triunfar sobre Trump ? disse ela, enquanto era aplaudida de pé.

Ao lado de Bernice, estava o congressista negro e ativista John Lewis, que se envolveu em uma controvérsia com o magnata republicano no fim de semana. Lewis, de 76 anos, é contemporâneo de King e foi vítima de espancamentos, além de ter sido preso, na luta pela igualdade racial na década de 1960. Ele disse, em uma entrevista transmitida pela TV, que vê a eleição de Trump como ilegítima por conta da interferência russa, o que gerou uma reação dura do presidente eleito.

A filha de King se posicionou em favor de Lewis e defendeu o distrito representado pelo parlamentar. Em seu Twitter, Trump disse que a área está “infestada pelo crime” e “se desfazendo”.

? Muitos de vocês aqui são orgulhosos moradores do quinto distrito congressual e somos orgulhosos do progresso que fizemos aqui e nesta cidade.

A missa na Igreja Batista Ebenezer acontece todos os anos no Dia de Martin Luther King Jr. O feriado nacional que homenageia o homem que lutou pela justiça racial até ser assassinado em 1968, quando tinha 39 anos.

Neste ano, o feriado ocorreu dias antes de o presidente dos EUA, Barack Obama, o primeiro negro a ocupar o posto, encerrar seu segundo mandato na Casa Branca. Trump, que toma posse na sexta-feira, por sua vez, elogiou King pelo Twitter nesta segunda. Ele obteve apenas 8 por cento de votos do eleitorado negro em novembro do ano passado.

“Celebrem o Dia de Martin Luther King e todas as coisas maravilhosas que ele defendeu. Honrem-no por ser o grande homem que ele foi”, tuitou.