Cotidiano

Detran suspende habilitação de mais de dois mil motoristas

RIO ? Cerca de dois mil motoristas que atingiram o limite de 20 pontos em multas ou cometeram infrações como excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool ou drogas tiveram suas habilitações suspensas pelo Detran. Os condutores deverão entregar a carteira em até dez dias, contados a partir desta sexta-feira. A notificação foi publicada no Diário Oficial e abrange aqueles que não foram localizados pelos Correios. Desde o início do ano, o departamento já suspendeu mais de 26 mil motoristas e motoqueiros em todo o estado.

Ao total, 2.382 pessoas tiveram a habilitação suspensa, e outras 2.112 receberam notificação do Diário Oficial sobre o processo para a suspensão do direito de dirigir. Neste caso, eles poderão apresentar suas defesas prévias. O DO também notificou 3.669 motoristas que respondem ao mesmo procedimento, para que recorram às juntas administrativas de recursos e infrações. Eles têm 30 dias para se defender.

Os condutores suspensos deverão entregar suas carteiras no Núcleo de Documentos Acautelados do Detran, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, ou em qualquer posto de habilitação. Para reavê-las, terão que se submeter a um curso de reciclagem de 30 horas e cumprir o tempo de suspensão estipulado. Caso contrário, responderão a um processo para cassação da habilitação se forem flagrados dirigindo.