Cotidiano

Detran-PR reduz em dez dias tempo de espera por exame prático

Sistema calcula vagas para cada autoescola e faz a divisão proporcional

Curitiba – O novo sistema do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) distribui eletronicamente as vagas para o exame prático de direção e reduziu em dez dias, em média, o tempo de espera dos candidatos à primeira habilitação.

O projeto foi desenvolvido em parceria com os Centros de Formação de Condutores e diminuiu o prazo de agendamento de um mês para 20 dias.

A principal mudança no modelo, construído pelo Detran e pela Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação do Paraná) é a adoção de um sistema digital que calcula matematicamente o número de vagas para cada autoescola e faz a divisão de forma proporcional.

Antes, a distribuição de vagas era feita, em média, uma vez por mês para cada unidade do Detran, informando o número de processo do candidato, o dia e a hora desejada. Agora, o gerenciamento das vagas é feito no CFC, que pode adequar às necessidades de cada candidato, conforme a disponibilidade.

“Entendemos que é essencial agilizar o processo de primeira habilitação em todas as fases. O exame prático é a última etapa antes de o candidato receber a Carteira Nacional de Habilitação. A demanda é imensa e só é possível encontrar soluções conversando e ouvindo os parceiros”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Planejamento

Os testes iniciais do novo sistema começaram em julho deste ano.

“Melhorou muito, agora podemos nos programar com os veículos, colocar mais alunos por horário, fazer os testes no mesmo dia”, comentou Brasílio Teixeira de Britto, dono da Autoescola Britto.

Com o modelo eletrônico, cada autoescola pode fazer o agendamento até às 15h do dia útil anterior ao exame. A vaga estará garantida pelo processo, de acordo com a demanda e capacidade da empresa, garantido uma cota mínima de exames para cada autoescola e, com isso, colocando fim aos encaixes de horários.

O Detran dividiu também os dias de abertura de vagas por Ciretran. Desta forma, o acesso ao sistema de agendamento não fica mais sobrecarregado, o que acontecia quando 900 autoescolas de todo o Estado tentavam agendar os exames simultaneamente.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)