Cotidiano

Detran Paraná vai reciclar 7 mil veículos

Curitiba – O Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) iniciou o processo de reciclagem de 7 mil veículos que estão em pátios da autarquia em todo o Estado. Carros e motos são prensados e, mais tarde, transformados em pregos, arames e pó de ferro.

Em Londrina o processo retirou 1.550 veículos dos pátios do Detran neste mês. Em Sarandi foram prensadas 2 mil motocicletas e mais de 100 carros. Ontem a prensa estava na cidade de Paranavaí.

As próximas cidades que recebem a prensa para transformação dos produtos são: Cascavel (1.350 veículos) Curitiba (880), Telêmaco Borba (400), Jacarezinho (290) e Paranaguá (200).

Procedimento

Antes de serem destruídos pela prensa, os veículos passam por um processo de descontaminação, descaracterização e trituração. Assim, o Detran evita a contaminação do solo com produtos químicos como óleo e combustíveis, além de água parada e focos do mosquito transmissor da dengue.

Neste ano o Departamento já promoveu seis leilões de veículos para circulação, cinco para sucata e um para reciclagem, no mês de maio, cujo processo de prensa está em andamento.