Cotidiano

Detran descentraliza exame médico para tirar a carteira

Para cobrir os custos das clinicas privadas, sem sobrecarregar os usuários, o Governo do Paraná subsidia parte do valor total do exame

Foz – Motoristas e candidatos à primeira habilitação com necessidades especiais já podem fazer o exame médico obrigatório em duas novas clínicas credenciadas ao Departamento de Trânsito do Paraná em Foz do Iguaçu e Irati. Com isso, já são seis cidades paranaenses com o serviço, que também é oferecido em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Toledo.

“Antes, esses exames só eram realizados na capital. O motorista do interior tinha que gastar com viagem, hospedagem, alimentação, além de enfrentar longas filas de espera. Em 2011, o governado Beto Richa nos deu a incumbência de acabar com este problema e essa foi uma das nossas prioridades. Hoje, a espera pelos exames especiais não ultrapassa dez dias”, lembra o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Para cobrir os custos das clinicas privadas, sem sobrecarregar os usuários, o Governo do Paraná subsidia parte do valor total do exame. Atualmente, a taxa é de R$ 104,33 e pode ser paga com cartão de débito de qualquer banco nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil e do próprio Detran. Nos últimos seis anos, 16.333 exames especiais foram realizados pelo Detran e clínicas credenciadas no Paraná. Em 2010, quando 1.336 exames foram registrados, o tempo de espera chegava a seis meses. Em 2016, foram realizados 4.014 exames, sem filas.

Como funciona

Os exames especiais são feitos por dois especialistas em medicina de tráfego, que realizam uma perícia para analisar o desempenho da pessoa com necessidade especial para a direção do veículo e, se for o caso, apontar as adaptações obrigatórias. O agendamento pode ser feito em um Centro de Formação de Condutores, em uma das unidades do Detran ou diretamente pelo site da autarquia  www.detran.pr.gov.br, no menu Habilitação.