Policial

Detentos usam saída de ar e fogem da PIC

A fuga, segundo a direção, ocorreu por volta das 10h

Cascavel – Após duas fugas de presos registradas em menos de uma semana na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), ontem foi a fez de os detentos da PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) conseguirem escapar da unidade. Ao todo, cinco internos fugiram do presídio. A fuga, segundo a direção, ocorreu por volta das 10h.

Os fugitivos trabalhavam na fábrica e entraram por uma saída de ar para ter acesso ao pátio externo da unidade. A fuga só teria sido percebida pelos agentes penitenciários porque os detentos começaram a correr, já que havia outros presos trabalhando na limpeza do pátio. Cerca de 60 presos trabalhavam no local no momento da fuga.

Os foragidos foram identificados como Dioclecio de Oliveira Chisk, Fausto Henrique Tedesco, Luiz Paulo Marques, Mayson Santos de Almeida e Marcos Alexandre de Almeida. As fugas na PIC não são muito comuns, já que os presos abrigados na unidade são aqueles de bom comportamento e trabalham para diminuir suas penas.

Pouco tempo após a fuga, uma equipe do Siate foi acionada para atender uma vítima de queda no interior da PIC. Marcos Moura Liebre, de 34 anos, apresentava uma suspeita de fratura no tornozelo e foi encaminhado pelos socorristas à UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Veneza. Não há informações sobre o incidente e nem se o homem seria interno ou funcionário da penitenciária.

Obras da PEC

Prevista para ocorrer até hoje, a reinauguração da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) vai ter que esperar mais alguns dias, devendo ocorrer apenas na próxima semana, quando o governador Beto Richa estará em Cascavel. Durante a visita, Richa também deverá dar início à demolição do cadeião da 15ª SDP (Subdivisão Policial). Conforme o coordenador regional do Governo do Estado, Eliézer Fontana, as obras estão em estágio bastante avançado. “As obras na parte interna da penitenciária já foram concluídas, restando apenas alguns detalhes da parte externa, mas que não interferem na questão da segurança ou no trabalho da empresa”. Até o momento, mais de 300 presos já foram remanejados para o presídio, que terá capacidade para abrigar 980 internos.