Policial

Detentos são flagrados por agentes escavando túnel na 15ª SDP

Ação dos agentes foi crucial para frustrar o plano dos detentos e evitar uma nova escapada

Cascavel – Considerada um “barril de pólvora prestes a explodir”, a carceragem da 15ª SDP (Subdivisão Policial), em Cascavel, registrou mais uma tentativa de fuga neste fim de semana. Na tarde de domingo (13), agentes carcerários que estavam de plantão flagraram presos iniciando a escavação de um túnel em uma das celas.

Como o buraco ainda estava pequeno, não havia risco de fuga. Entretanto, a ação dos agentes foi crucial para frustrar o plano dos detentos e evitar uma nova escapada. Esta foi a segunda tentativa registrada neste ano. Em janeiro, três detentos foram pegos tentando fugir por um túnel recém-aberto por eles.

Em todo o ano passado, foram dez destas situações, envolvendo tentativas e fugas, no cadeião da 15ª SDP. A última delas foi em 13 de dezembro, quando sete presos conseguiram escapar do setor de carceragem. Atualmente, a cadeia pública abriga quase 500 presos, em um local projetado para pouco mais de 130.

Devido ao risco à população, pelo fato de a cadeia estar localizada na região central da cidade, autoridades buscam uma solução rápida para o problema. Com a reforma da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) e a abertura de 800 novas vagas no sistema prisional, a expectativa é que o local seja completamente esvaziado.