Cotidiano

Detento tenta evitar execução após sobreviver a 18 injeções letais nos EUA

201608230118288494_AP.jpg COLUMBUS, EUA ? Um homem condenado à pena de morte por assassinato nos EUA está pedindo à Suprema Corte do país que anule uma segunda tentativa de sua execução. Em 2009, Romell Broom sobreviveu à sentença após autoridades terem tentado 18 vezes aplicar injeções letais nele ? mas, depois de duas horas, desistiram porque não conseguiam alcançar uma das suas veias necessárias ao procedimento. Os advogados do detento argumentam que uma nova tentativa seria uma punição excessivamente cruel e inconstitucional.

Em março, os argumentos da defesa de Broom foram rejeitados em tribunal. Na época, o Estado alegou que tribunais inferiores determinaram que os erros aconteceram na preparação para a execução, e não na hora do procedimento. A defesa do detento apelou da decisão à Suprema Corte dos EUA, o tribunal máximo do país.

Broom relata que a dor intensa durante as duas horas em que foi submetido às tentativas de injeção letal lhe fizeram chorar e gritar. Hoje aos 60 anos, ele é a segunda pessoa na História dos EUA a sobreviver a uma tentativa de execução ? e a primeira a sobreviver quando havia uma suposta injeção letal envolvida.

Ele foi sentenciado à pena de morte pela morte e estupro de Tryna Middleton, que tinha 14 anos. Enquanto caminhava pra casa após um jogo de futebol acompanhada de dois amigos, a adolescente foi sequestrada em Cleveland.