Cotidiano

Desvalorização da libra após Brexit eleva gastos de turistas no Reino Unido

BRITAIN-EU-ECONOMY-CONSUMERS-RETAILLONDRES – O referendo de 23 de junho que decidiu que o Reino Unido deve deixar a União Europeia causou pelo menos uma consequência positiva ao país. Com a desvalorização da libra em função do resultado da votação, os turistas estrangeiros que vão à Grã Bretanha estão gastando mais.

Desde novembro, a moeda já perdeu 18% de seu valor.

As despesas com compras internacionais livres de impostos subiram 7% no geral em julho na comparação com o mesmo mês de 2015, de acordo com dados da empresa de análise Global Blue.

Os maiores aumentos em relação ao mesmo período do ano passado foram registrados nos gastos dos visitantes saídos de Japão (96%), Indonésia (88%) e Estados Unidos (46%).

? Embora a libra mais fraca após o referendo não tenha sido inicialmente uma notícia bem-vinda, ela se mostrou um timing perfeito para os turistas visitando o Reino Unido, aproveitando nosso lazer, luxo e oferta cultural britânicos durante o verão ? destacou Gordon Clark, diretor-gerente de Reino Unido e Irlanda da Global Blue.

Na semana passada, economistas da Agência Nacional de Estatísticas já haviam afirmado que existiam sinais de que a forte queda da libra desde o referendo pode ter atraído consumidores de outros países para o Reino Unido.

Pesquisa anterior da Tourism Alliance sugeriu que havia 18% mais visitantes estrangeiros e 11% mais turistas britânicos em Londres em julho, também na comparação com o mesmo mês de 2015. Já o Airbnb registrou alta de 24% nas visitas em londres em julho ante o mês anterior.