Cotidiano

Destroços de três navios afundados na Segunda Guerra desaparecem misteriosamente

1280.jpg

RIO ? Uma investigação internacional foi lançada para tentar descobrir o paradeiro dos destroços de três navios holandeses afundados durante a Segunda Guerra Mundial, que misteriosamente desapareceram do leito do Mar de Java, na costa da Indonésia. De acordo com o Ministério da Defesa da Holanda, duas das embarcações desapareceram completamente, e partes da terceira também sumiram.

?Os destroços do HNLMS De Ruyter e do HNLMS Java parecem ter desaparecido completamente. Uma grande peça também está perdida do HNLMS Kortenaer?, disse o ministério holandês, em comunicado divulgado pelo jornal britânico ?Guardian?.

Os três navios foram afundados durante a Batalha do Mar de Java, em 1942, na qual as forças navais japonesas derrotaram uma armada formada por embarcações holandeses, britânicas, americanas e australianas. O combate abriu as portas para a ocupação nipônica das Índias Orientais Holandesas, antiga colônia que abrangia o território atual da Indonésia.

Os destroços foram localizados intactos por mergulhadores amadores em 2002, mas uma expedição recente para marcar o 75º aniversário da Batalha do Mar de Java, que acontece no ano que vem, descobriu que os navios haviam desaparecido. Imagens de sonar mostram que as marcas dos destroços estão no piso oceânico, mas os navios em si desapareceram.

Além das peças dos navios, os locais dos naufrágios servem como túmulo para cerca de 2.200 marinheiros que perderam suas vidas durante os combates.

?Uma investigação foi lançada para ver o que aconteceu com os destroços?, informou o ministério. ?A profanação de uma tumba de guerra é uma ofensa séria?.

A suspeita é que os destroços tenham sido roubados por causa dos metais, que incluem peças de aço, alumínio e latão. Os mares ao redor da Indonésia, Singapura e Malásia são abrigam os restos de mais de cem navios e submarinos afundados durante a guerra. Por anos, catadores têm removido peças para serem vendidas como sucata.

Há dois anos, militares americanos descobriram que os destroços do USS Houston, que afundou na Batalha do Estreito de Sonda, também do Mar de Java, foi ?perturbado de forma não autorizada?.