Cotidiano

Destroços de navios da 2ª Guerra desaparecidos foram alvo de catadores

navio.jpg

RIO – Três navios britânicos e um submarino americano que afundaram no Mar de Java na Segunda Guerra Mundial foram destruídos pela retirada ilegal de metal por catadores clandestinos, revelou com exclusividade o jornal ?The Guardian? nesta quinta-feira.

O Ministério da Defesa do Reino afirmou em nota que condena ?o distúrbio não-autorizado a qualquer naufrágio que contenha restos humanos? e pediu às autoridades da Indonésia uma investigação e uma ?ação apropriada?.

A notícia do desaparecimento dos destroços das embarcações britânicas veio à tona com um pronunciamento do Ministério da Defesa da Holanda nesta semana, em que o órgão afirmou que abriu uma investigação para descobrir o que aconteceu com três de seus navios ? os HNLMS De Ruyter, o HNLMS Kortenaer e o HNLMS Java.

Um relatório preliminar ao qual o ?Guardian? teve acesso mostra que dois navios britânicos ? o HMS Exeter, de 175m, e o HMS Encounter ? foram quase totalmente removidos. Isto foi possível graças a um equipamento que fornece um mapa 3D, que pôde mostrar um ?grande buraco? no lugar onde estavam as embarcações naufragadas. O submarino americano, cuja tripulação inteira foi capturada pelos japoneses, também foi praticamente todo retirado.

Todos os quatro naufrágios aconteceram durante operações em 1942, em uma das mais duras derrotas marítimas do aliados ? no caso, representados pelos holandeses, britânicos, americanos e australianos. A vitória dos japoneses permitiu ao país asiático a conquista de toda a Indonésia.

?Muitas vidas foram perdidas durante esta batalha e nós esperávamos que estes lugares fossem respeitados e deixados em paz. É uma política do governo britânico que nossos naufrágios militares tenham proteção e administração apropriada?, continua a nota do ministério.

As descobertas do governo holandês, por suas vez, foram possíveis após uma equipe de filmagem se dirigir ao local dos naufrágios para gravar um vídeo em homenagem ao 75º aniversário da Batalha do Mar de Java. Cerca de 900 marinheiros holandeses morreram na batalha, incluindo Karel Doorman, um herói nacional.

Os mares que banham a Indonésia, Singapura e Malásia abrigam mais de cem navios e submarinos afundados durante a Segunda Guerra e que têm sido alvo, há anos, de catadores de peças que revendem o material como sucata.