Cotidiano

Destroços de foguete chinês caem em vilarejo habitado

CHINA-SCIENCE-SPACE (2)

RIO ? Na madrugada de domingo, a Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês) concluiu com sucesso o lançamento do Fengyun-4A, o primeiro da nova geração de satélites meteorológicos geoestacionários daquele país. Mas o procedimento quase terminou em tragédia: destroços do foguete Longa Marcha-3B, usados para levar o equipamento para o espaço, caíram perto de um vilarejo na província de Suishuan, na província de Jiangxi.

Imagens divulgadas por agências de notícias mostram as imensas peças a poucos metros de habitações. Felizmente, não houve registro de vítimas. Foram encontradas duas partes da espaçonave, que serviram para proteger o satélite durante a viagem.

CHINA-SCIENCE-SPACE

De acordo com a imprensa local, esta foi a 242ª missão da série de foguetes Longa Marcha. O Fengyun-4A é o 15º satélite meteorológico lançado pelo governo chinês, sendo que oito continuam em órbita. Esse aumento na atividade espacial chinesa oferece riscos para a população. Por questões de segurança relacionadas à Guerra Fria, três dos quatro centros de lançamento de foguetes estão na região central do país, e destroços acabam caindo em terra.

Apesar das precauções, acidentes acontecem. No ano passado, uma residência foi atingida por uma peça na província de Shaanxi, após o lançamento do satélite Yaogan Weixing-27. O lançamento deste domingo foi realizado a partir do Centro Espacial de Xichang, no sudoeste do país.