Variedades

Destinos religiosos para conhecer na Páscoa

A Páscoa é o segundo feriado religioso mais importante no calendário cristão. Com a Sexta-Feira da Paixão, torna-se um feriado de três dias, oportunidade para quem gosta de viajar. Além disso, se a intenção for celebrar a tradição católica, o turista tem várias opções no Paraná para um bom passeio unindo turismo e fé. Confira algumas sugestões:

Itaipulândia: Monumento de Nossa Senhora Aparecida

Quem viaja pela BR-277 tem a oportunidade de conhecer a maior estátua de Nossa Senhora Aparecida do Brasil. Uma estátua tão grande que na verdade é uma capela onde o visitante, literalmente entra no manto da Santa. No interior, imagens, bancos e altar recebem a celebração da santa missa sempre no primeiro domingo de cada mês, às 19h. De acordo com a administração da Paróquia, o local recebe em média mil pessoas por fim de semana. Esse número aumenta expressivamente em feriados religiosos e no mês de outubro, data da padroeira. O monumento é aberto para visitação de domingo a domingo e a entrada é gratuita. Possui estacionamento gratuito e, por estar localizado em um lugar alto, oferece bela visão de parte do Lago de Itaipu, no Rio Paraná.

Guaíra: Igreja Nuestro Senhor Del Perdón (Igreja de Pedra)

Reconhecida como patrimônio público de Guaíra e um dos cartões-postais da cidade, a Igreja Nuestro Señor Del Perdón carrega uma história muito especial. Por ter sido construída com pedras trazidas das Sete Quedas, a igreja é um local que reúne muitas memórias e histórias que sempre valem a pena ouvir. Inaugurada em 1934, a conhecida Igreja de Pedra foi responsável por “salvar” o turismo local a partir de 1982, quando a cidade acreditava ter perdido tudo com a extinção das Sete Quedas, submersa para o surgimento da Usina de Itaipu. Outro destaque são os vitrais de origem hispano-argentino, que lembram os jesuítas, cujos santos têm feições indígenas, como Ignácio de Loyola, Roque Gonçalves e outros padres e mártires. É aberta para visitação gratuita todos os dias, das 8h às 18h.

Curitiba: Catedral Metropolitana

Se estiver na capital do Estado, pode aproveitar para conhecer a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz. Ela fica no Centro de Curitiba e é um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade. Seu estilo gótico romano é inspirado na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha, e é um prato cheio para os apreciadores de arquitetura. Em seu interior existem vitrais doados por famílias tradicionais curitibanas; móveis e púlpitos em alto relevo, entalhados em imbuía. Além de belas pinturas de artistas italianos. A imagem da Santa à qual a igreja é dedicada foi trazida de Portugal e instalada em 1720.

Dentro da Catedral está a cripta do falecido arcebispo de Curitiba Dom Moacir José Vitti. Vítima de um infarto em 2014, Dom Moacir faleceu aos 73 anos. Segundo a administração, milhares de visitantes passam pela catedral a cada mês para visitar a catedral e o túmulo do arcebispo. A visitação permitida todos os dias, das 8h às 18h.

Ponta Grossa: Buraco do Padre

Para os que buscam um lugar de interiorização, mas não abrem mão de aventura e natureza, o Buraco do Padre, em Ponta Grossa, é um dos mais famosos pontos turísticos do Sul do Brasil. O principal atrativo é uma caverna onde se cruzam falhas geológicas que cortam as rochas e por onde cai uma cachoeira de 30 metros. Foi batizado com esse nome porque padres jesuítas usavam a caverna como refúgio e local de meditação. Lugar para quem deseja contemplar a natureza e se desligar da correria da rotina. Para acessar a caverna é necessário percorrer uma trilha de um quilômetro a pé com obstáculos naturais. A visitação é permitida de quinta-feira a domingo e feriados das 9h às 17h e o ingresso pode ser adquirido na entrada do parque a R$ 16 por pessoa.

Semana Santa deve gerar 3,4 milhões de viagens no Brasil

Estimativas do Ministério do Turismo indicam que a Semana Santa deve trazer 230 mil turistas ao Brasil e gerar 3,4 milhões de viagens domésticas. A Semana Santa, com o feriado da Paixão de Cristo e a Páscoa, fazem parte dos maiores feriados religiosos do Brasil e juntam milhões de pessoas que participam das celebrações de fé e procissões. Os municípios já se planejam para realizar grandes eventos relecionados à morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Em Cascavel, a programação religiosa começou ontem, com a Missa dos Santos Óleos e da Renovação do Sacerdócio, na Catedral Nossa Senhora Aparecida. Nesta quinta-feira, haverá a Missa de Lava Pés, e amanhã, para celebrar a Sexta-Feira Santa, ocorre a Adoração ao Santíssimo, das 7h30 às 15h. Em seguida, haverá Missa da Paixão e às 19h começam as encenações da Via Sacra. No Sábado de Aleluia (31) está marcada a Vigília Pascal, às 20h. Na Paróquia Rainha dos Apóstolos, do Bairro Nova Cidade, mais de 150 pessoas vão encenar a Via Sacra, na Sexta-Feira Santa, que começa às 20h, no Salão Paroquial.

Outra programação tradicional é a Via Sacra do Distrito Rio do Salto. Centenas de fiéis se reúnem na sexta-feira para acompanhar todo o trajeto feito por Cristo durante os 40 dias que antecederam sua morte e ressurreição. O teatro será feito em cima de caminhões, por moradores locais e de comunidades vizinhas. Para isso, 12 caminhões darão suporte aos atores, que passarão mensagens de fé e esperança aos cristãos.