Cotidiano

Destinação de embalagens de agrotóxicos aumenta 43%

O resultado corresponde a um aumento de 43% em relação ao volume atingido em 2015

Cascavel – A central da Addav (Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários do Oeste do Paraná) em Cascavel destinou corretamente 430 toneladas de embalagens vazias no ano passado. 

O resultado corresponde a um aumento de 43% em relação ao volume atingido em 2015. O descarte das embalagens vazias de defensivos agrícolas atende a lei federal nº 9.974/00 para que o meio ambiente não seja poluído pelos resíduos.

Apesar da exigência da legislação, o trabalho de conscientização da entidade do segmento tem contribuído para a arrecadação.

“Esse resultado é devido aos trabalhos de educação e conscientização ambiental, realizado pela Addav em parceria com as revendas, cooperativas da região, com o apoio dos órgãos públicos e privados”, destaca a engenheira agrônoma, Patricia Moretti, gerente da Addav.

A meta de arrecadação para este ano, deve se manter semelhante a quantidade de 2016. “Isso se deve ao fato de que a região Oeste do Paraná não tem novas fronteiras agrícolas e boa parte dos agricultores já realiza a devolução das embalagens”, ressalta a engenheira.

Os agricultores devem entregar as embalagens vazias, furadas e destampadas e seguindo a tríplice lavagem. Na região Oeste também há coleta por parte de associações em Palotina e Santa Terezinha de Itaipu.