Cotidiano

Destinação correta dos “volumosos” é fundamental

Frequentemente, a equipe encontra nas galerias ou próximos dos locais grande quantidade de “lixos volumosos”, que poderiam ter sido destinados corretamente

Destinação correta dos “volumosos” é fundamental

 

 

E falando em galerias pluviais, as chuvas da última semana acabaram revelando um problema bastante presente na cidade, que são os bueiros entupidos. Muitos locais acabaram sendo atingidos pela água que não conseguiu ser transportada pela galeria de água pluvial, devido ao acumulo de lixo e também pela grande vazão.

Sandro Rocha, secretário de Serviços e Obras Públicas de Cascavel, explicou que a secretaria mantém um serviço permanente de limpeza de bueiros, com equipe específica e um caminhão que carrega o equipamento de desobstrução. Por semana são retirados em média de 8 toneladas de restos de construção civil, como pedra, areia e de lixo. O caminhão está em manutenção e deve retornar a fazer os trabalhos nos próximos 15 dias. Além da limpeza é feita a substituição das tampas dos bueiros.

Frequentemente, a equipe encontra nas galerias ou próximos dos locais grande quantidade de “lixos volumosos”, que poderiam ter sido destinados corretamente. Entre os materiais volumosos são encontrados sofás, guarda-roupas, geladeiras e outros objetos que acabam contribuindo para o entupimento das galerias. Vale lembra que A Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel faz a retirada dos materiais de forma programada por meio dos telefones 3902-1392 e 3902-1383.

Nei Haveroth reforçou que os moradores não podem colocar estes materiais na frente de suas casas ou estabelecimentos comerciais, sob pena de serem notificados e multados. Por dia são agendadas de 20 a 24 coletas, sendo que os materiais só podem ficar na frente das casas quando do seu recolhimento.

Existe um cronograma de recolhimentos dos bairros. Na segunda-feira: região dos bairros Guarujá, 14 de Novembro, Santa Felicidade, Universitário, Cascavel Velho e Santos Dumont. Terça-feira: Conjunto Riviera (não precisa fazer agendamento). Quarta-feira: Interlagos, Floresta, Brasmadeira, Brasília, Morumbi, Periolo, Cataratas, São Cristóvão, região do Lago e Pacaembu. Quinta-feira: Centro, Canadá, country, Cancelli, Recanto Tropical, Parque Verde, FAG e Coqueiral e na sexta-feira: Santa Cruz, Esmeralda, Alto Alegre, Neva, Pioneiros Catarinense, Parque São Paulo e Maria Luiza.

 

Foto: Secom