Esportes

Destaque do Brasileiro, Marinho não sabe se fica ou não no Vitória

INFOCHPDPICT000063189941

Em momento sincero, numa entrevista ainda no gramado, Marinho disse que não sabia que estava suspenso do jogo seguinte. Mandou um ?Que merda hein! Não sabia, não!?, ao vivo, para uma TV, e virou hit. Agora, mais uma vez, Marinho está sob os holofotes e ?não sabe? se vai ou se fica no Vitória.

O atacante, um dos destaques do Brasileiro, com 12 gols, diz que sente gratidão em relação ao clube baiano pelo qual construiu ?o melhor ano da vida?. Mas, ao mesmo tempo, quer chegar à seleção brasileira e afirma que atuar em clubes do Rio ou de São Paulo pode lhe dar mais visibilidade e, claro, mais chances com o técnico Tite. Continuar em Salvador ou desembarcar numa nova cidade é o dilema para 2017. E Marinho é alvo de vários clubes, incluindo o Flamengo. Segundo seu empresário, Jorge Machado, agora, ?a decisão (de aceitar ou não propostas), está nas mãos do Vitória?, que hoje passa por eleições.

? Tive oportunidade no Vitória, algo que não aconteceu em outros clubes, grandes ou não. Não rolou no Internacional nem no Cruzeiro, por exemplo. No Vitória, consegui aparecer mais, e olha que se trata de um time do Nordeste e não do Rio ou de São Paulo. Essa exposição toda me surpreendeu. Se estivesse num dos grandes clubes dessas cidades, teria muito mais exposição. Este foi o meu melhor ano ? opinou Marinho, que não perde o bom humor nas entrevistas. ? Também fiquei mais bonito em 2016, não é? Além de me cuidar, porque corto o cabelo toda a semana e faço as unhas, os holofotes ajudam (risos).

Marinho, conhecido por ser autêntico com os jornalistas, admite que esse é o momento de ?pensar no futuro? e explica que gosta de desafios. Casado há cerca de sete anos, com Franciele, ?desde a época em que era feinho?, é pai de Alicia, de seis meses.

? Tem de ser bom para mim e para o Vitória. Quem não quer jogar no Flamengo ou Corinthians, nos grandes? Tenho de pensar no meu crescimento, sonho com a seleção. Não posso me prender ao passado, tenho de olhar para frente. E, se meu futuro for continuar no Vitória, será ótimo também ? despista o atacante, agora famoso aos 26 anos. ? E olha que não sou uma revelação! O momento surge quando tem de surgir. Tive paciência.

CRIA DE XERÉM

Marinho, natural de Penedo (Alagoas), começou no Corinthians-AL e se mudou para Xerém, onde funciona o CT da base do Fluminense. Aos 17 anos, subiu para o time profissional, pelas mãos de Renato Gaúcho. Nessa época, dividiu apartamento com outros jogadores em Icaraí (Niterói). Sem cerimônia, lembrou:

? Eram quatro jogadores por quarto, tudo em beliche. E um banheiro só para cada quarto. A gente tinha de manter limpo para não dar B.O., mas sempre dava. Agora, se der certo, quero ficar no Rio mesmo, perto do clube ? declarou Marinho, quando perguntado sobre possível contratação pelo Flamengo.

Além do Fluminense, Marinho defendeu o Internacional (trabalhou com Tite), Cruzeiro, Náutico, Ituano, Caxias, Paraná, Goiás e Ceará. Foi nesse último que virou personagem na internet e até samba: em 2015, ao vivo para uma TV, foi informado que ficaria fora do jogo seguinte, contra o Oeste, por ter recebido o terceiro amarelo (tirou a camisa na comemoração do gol). Surpreso, disse: ?Que merda hein! Não sabia, não!?.

Em outra entrevista, admitiu que não lembrava de ter marcado gol pelo Vitória, contra o Cruzeiro, na Copa do Brasil, por causa de forte pancada na cabeça ? desacordado, foi atendido fora do campo e voltou em seguida, contrariando os médicos. Soube no vestiário que fizera o gol após o choque. Por essas e outras, ganhou a simpatia até das demais torcidas.

Contratado pelo Vitória por empréstimo junto ao Cruzeiro em janeiro, Marinho teve compromisso estendido por dois anos por causa da boa atuação no primeiro semestre. Foi o melhor meia e melhor jogador do Campeonato Baiano, e artilheiro da Copa do Brasil.

Ao falar sobre o episódio que bombou na internet, ele fez até propaganda:

? Esse vídeo é antigo. O novo é ?Marinho É show?, não conhece, não? ? pergunta referindo-se ao clipe que gravou com a banda Guig Ghetto, de Salvador, cuja letra cita suas frases marcantes e exalta seu grande momento.

Marinho aparece no clipe conversando com um menino que assiste a um vídeo antigo, justamente o que faz referência à entrevista à beira do gramado, quando estava no Ceará. Ele avisa que a música é antiga e apresenta o novo hit, no qual aparece cantando alguns trechos em que exalta a si mesmo (?Chegou a fera?, ?Bola pra Marinho, que Marinho é show?, ?Para desespero do goleiro, chegou a fera?). Frases clássicas, como ?Sabia não!?, também são repetidas por ele.

? Na infância, gostava do Palmeiras. Quando tinha Palmeiras x Flamengo, torcia para o Palmeiras. Não era nada contra o Flamengo. Meu pai e minha irmã torcem para o Flamengo. Mas, agora, não torço para nenhum. Sou profissional e vestirei a camisa do time independentemente de qual seja.

clipe Marinho