Cotidiano

Despenca a produtividade do trigo na região Oeste

Pelo menos 35% da área cultivada foram comprometidas por doenças

Cascavel – Nos próximos dias o Deral (Departamento de Economia Rural) apresentará o resultado da colheita do trigo na região Oeste. Nos 28 municípios que integram a Seab (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento) no núcleo regional de Cascavel, foram cultivados 130 mil hectares com 100% da área colhida. Segundo informações preliminares, o resultado da colheita não foi tão satisfatório.

Em agosto pelo menos 35% da área cultivada haviam sido comprometidas por doenças causadas pelas altas temperaturas e aproximadamente 15% já não apresentavam a qualidade satisfatória.

“Não tivemos um inverno rigoroso com suas características de frio como formação de geadas. Foi uma estação atípica para o trigo onde a maioria das lavouras sofreu com as altas temperaturas e o veranico”, comenta a economista do Deral, Jovir Esser.

Cenário diferente da soja que sofreu um ajuste de área recente nesta safra de verão 2015/2016, saltando de 557 mil hectares para 560,7 mil hectares na regional.

“A expectativa é colher 3.732 mil quilos por hectare de soja. As chuvas das últimas semanas não comprometeram de forma significativa as plantações. Estamos com 98% das lavouras já cultivadas, sendo 5% em germinação e 95% em desenvolvimento vegetativo”, explica Esser.

Se as condições do tempo colaborarem a previsão estimada é 2,925 milhões de toneladas do grão na safra de verão 2015/2016.

O plantio do milho também sofreu ajuste de área nos municípios que integram a Seab. Antes eram 13,1 mil hectares, agora são 13.720 hectares.

“Estamos com 100% das lavouras de milho já cultivadas e todas em fase de desenvolvimento vegetativo. Temos uma previsão de 10,8 mil quilos por hectare desta cultura”, destaca Esser.

(Com informações de Eliane Alexandrino)