Cotidiano

Desmatamentos no estado serão monitorados por satélite

O estado lançará nos próximos dias o projeto Olho Verde, de monitoramento por satélite dos desmatamentos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, ao participar de reunião com gestores da área ambiental de 17 estados onde é encontrada Mata Atlântica. Segundo ele, o projeto está sendo estruturado, já havendo imagens sendo captadas há três meses.

? São avanços na gestão buscando o desmatamento ilegal zero no estado em 2018 ? disse ele.

Em 30 dias, a Secretaria do Ambiente também deve publicar aviso de consulta pública para que empresas manifestem interesse na gestão da Ilha Grande, uma das unidades de conservação do estado. O próximo passo será firmar uma Parceria Público Privada (PPP). Além da gestão do parque, a iniciativa privada deverá ser responsabilizar pelo saneamento na ilha.

O processo de privatização da Ilha Grande vem sendo discutido pelo estado desde janeiro de 2015, em parceria com o Instituto Semeia. Corrêa acredita que, no meio do ano que vem, a gestão da Ilha Grande comece a ser feita por uma empresa. Com isso, os visitantes passarão a pagar uma taxa ambiental de ingresso, ainda não definida. Ficarão isentos moradores da própria ilha, de Angra dos Reis e de Mangaratiba.

? Queremos melhorar a gestão dos parques. Escolhemos a Ilha Grande porque ela sofre com o turismo em larga escala, que é predatório.