Esportes

Designer brasileiro faz homenagem a Senna em novo capacete de Hamilton

capacete_hamilton.jpg

O designer Raí Caldato tem no portfólio mais de 300 layouts de capacetes para pilotos de automobilismo. Desde quarta-feira, no entanto, um deles se tornou especial e ganhou o mundo. O paulista de Campinas venceu o concurso promovido pelo inglês Lewis Hamilton e seu desenho estampará o capacete do tricampeão da Fórmula-1 pela Mercedes nesta temporada.

Fórmula-1 – 23.02

Não foi o primeiro capacete desenhado por Raí que ganhou as pistas da F-1 – ele já fez para Brunno Senna (também ao vencer um concurso) e Rubens Barrichello, entre outros -, mas é o mais gratificante por tudo que envolve. Além de ser o escolhido pelo próprio Hamilton, ele pôde homenagear o seu maior ídolo: Ayrton Senna.

– A ideia surgiu quando vi o briefing no instagram do Hamilton. Ele queria eolução do desenho dele, não era para mudar muito. Tive a ideia de aprimorar contando os 10 anos dele na F-1 este ano por meio de cores. Usei o amarelo do título de 2008, o branco dos títulos dos capacetes mais recentes, e o vermelho eu mantive pois ele pediu para manter. Depois tive a ideia de retornar aos elementos do capacete amarelo com as cores do Brasil como homenagem ao Senna, agora que os dois são tricampeões mundiais – explica o designer, que trabalha no ramo desde 2010 com Alan Mosca, filho de Sid Mosca, e faz parte do fã clube do Ayrton Senna.

Por pouco ele não perdeu o prazo do concurso – Hamilton divulgou nas redes sociais no início do ano. Graças aos amigos soube da campanha e conseguiu enviar o desenho a tempo.

– Foi em cima da hora, estava numa semana corrida. Talvez se eles não tivessem me avisado eu não tivesse visto – conta Raí, que acompanha a F-1 desde os anos 80. – É uma honra muito grande para quem gosta de automiblismo desde criança. Vou ao GP Brasil desde 90, quando voltou para São Paulo, já vi 27 corridas ao vivo. Sou fanático por F-1, e do Ayrton. Por isso, tem um significado maravilhoso. Além de pensar que é um tricampeão e que pode conquistar o tetra usando um capacete feito por você, tem a homenagem ao Ayrton. É uma mensagem de um fã por meio de outro fã, que é o mais qualificado.

Agora, Raí aguarda o encontro com Hamilton. Logo após o anúncio do vencedor nas redes sociais do inglês, um assessor do piloto entrou em contato com o designer. No GP Brasil, ele vai receber uma réplica do capacete.