Educação

Desfile temático: Projeto multidisciplinar recria período da Idade Média

O hall de entrada serviu de passarela para a apresentação de indumentária da época

Cascavel – Disseminar o conhecimento além da sala de aula. Com essa proposta de troca e integração, a Universidade Paranaense – Unipar atua em seus cursos de graduação. Partindo das atividades teórico-práticas da disciplina História da Arte e da Indumentária, ministrada pelo professor Fausto Irschlinger, à turma da 3ª série do curso de Moda, surgiu o projeto multidisciplinar intitulado Idade Média.

O projeto originou um desfile medieval, que contou com a parceria dos cursos de História, na contextualização histórica e composição de trajes, Arquitetura e Urbanismo, na decoração do ambiente, Design de Moda, na confecção das roupas, e Estética e Cosmética, na maquiagem dos modelos e penteados, trazendo belos efeitos de época.

Após aulas teóricas e pesquisas, os alunos remontaram os períodos medievais feudal e gótico, levando conhecimento a quem assistiu ao desfile realizado na entrada principal da Unidade de Cascavel.

O docente destaca que o projeto multidisciplinar superou as expectativas em número de público e integração com a comunidade acadêmica: “Foi um verdadeiro show, perfeito na qualidade das roupas apresentadas, nas performances, som, imagens e na organização”.

Na noite, o egresso de História Jeferson Wruck colaborou com o roteiro de músicas e vídeos projetados durante o desfile. Também fez uma apresentação de abertura, contextualizando a Idade Média, que permanece forte no imaginário coletivo como a era dos castelos, da nobreza cavaleiresca e das guerras religiosas.

O historiador datou seu início entre os séculos V e VI d.C (queda do Império Romano do Ocidente) e seu término por volta do século XV (conquista do Império Romano do Oriente pelos otomanos). “Embora tenha recebido a alcunha pejorativa de ‘Idade das Trevas’ pelos historiadores renascentistas, foi no Medievo que muitas das principais instituições e hábitos da modernidade foram criados e se desenvolveram, tais como os bancos e universidades. A propagação e predominância da religião cristã, além de dar forma a mentalidade ocidental, foi responsável por criar uma Europa culturalmente coesa, que posteriormente difundiu seu modo de vida para as colônias da América, Ásia e África”, destacou.