Cotidiano

Desfile marca os 195 anos da Independência

Pela primeira vez, Paulo Acolqui, de oito anos, fez parte de um dos 48 pelotões do desfile de 7 de setembro, na Avenida Brasil, em Cascavel, que celebrou os 195 anos da Independência do Brasil.

“É muito bom estar aqui, poder participar deste desfile”, disse. Ele, que já luta caratê, foi vestido com o kimono tradicional do esporte, levando com muito orgulho na cintura sua faixa branca.

Seu colega, Rafael Farias, de 11 anos, já mais experiente, contou como se sentiu ao desfilar. “Fiquei honrado em estar aqui. Já desfilei pelos escoteiros em outro ano e dessa vez representei o caratê”, comenta.

As duas crianças se juntaram a centenas de outras que abrilhantaram o encerramento da Semana da Pátria. Somente entre servidores e alunos da rede municipal foram mais de quatro mil pessoas, além de pais e responsáveis que decidiram acompanhar toda essa turma. Entre escolas, 17 participaram.

Para o representante de um dos grupos de escoteiros de Cascavel, Moacir Kessler, participar do desfile é um ato de civismo. “No grupo, não iniciamos nenhuma atividade sem o hasteamento da bandeira. Todas são feitas em um momento de civismo. Nada mais oportuno estarmos aqui, já que historicamente o grupo sempre participou. É uma forma de reforçar esse civismo entre os jovens e as famílias”, relata.

PELOTÕES

Quem aproveitou o dia de folga para ir ao desfile pode ver pelotões de diversas áreas. Além dos militares como o do Exército Brasileiro, polícias Federal, Rodoviária, Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, se apresentaram também grupos de carros antigos, cinco fanfarras, fuscas personalizados, ciclistas e até uma amostra de dança gaúcha. No geral, foram mais de nove mil participantes.

Resgate

O prefeito Leonaldo Paranhos afirmou que as atividades surpreenderam e superaram as expectativas pela participação e entusiasmo da população, especialmente na comunidade escolar.

Ele falou ainda sobre o desafio em resgatar as comemorações da Semana da Pátria. "Esse era o nosso desafio: resgatar o amor à Pátria, resgatar esse valor que está um pouco adormecido e o poder público tem que estar à frente", disse.

Protesto

Em meio ao desfile, um grupo de cinco pessoas protestou contra o atual regime de governo brasileiro. Com faixas, cartazes e segurando a bandeira nacional, pediam o retorno da Ditadura Militar, que fez parte do dia a dia da população entre os anos de 1964 a 1985. O grupo se infiltrou no desfile e seguiu pela avenida.

Clique aqui e assista o vídeo completo do desfile.