Cotidiano

Desfile de 7 de setembro deve contar com 1,5 mil policiais

54418357_BRASIL - BRASÍLIA -BSB - 07-09-2015 - PA - DESFILE DO DIA DA INDEPE.jpgRIO ? A comemoração do Dia da Independência deve ser marcada, mais uma vez, por manifestações contrárias ao governo, embora dirigidas a outro chefe de Estado. Para prevenir conflitos, o governo do Distrito Federal informa que destacou 1,5 mil policiais militares para a segurança do evento.

O desfile cívico-militar de 7 de setembro será o primeiro evento de Michel Temer como presidente efetivo aberto ao público. No mesmo dia em que deixou o título de interino, em 1º de setembro, o presidente embarcou para a China, onde se encontrou com líderes do G-20 e participou de encontros bilaterais.

Ao custo de R$ 1,1 milhão (contra R$ 830 milhões em 2015), o evento terá uma homenagem aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além das tradicionais apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da pirâmide humana da polícia do Exército. Temer vai acompanhar a celebração em um palanque com capacidade para 150 pessoas. A organização espera um público de 20 mil pessoas.

O movimento ?Grito dos Excluídos?, que se manifesta por pautas sociais desde 1995, tem concentração marcada para as 8h30 em frente ao Museu da República, em Brasília. Outras manifestações contra o governo também estão sendo convocadas, mas a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal disse que os organizadores concordaram em esperar o fim das comemorações oficiais para iniciarem seus eventos. O desfile cívico-militar começa às 9h.

Assim como em 2015, foram instalados muros de metal cercando as arquibancadas e grades nas calçadas. Apelidado de ?muro da vergonha? no ano passado, ele acabou sendo derrubado por manifestantes que pediam a saída de Dilma Rousseff, antes mesmo do início da tramitação do processo de impeachment. O apelido voltou a ser usado quando um novo muro foi erguido na Esplanada dos Ministérios antes da votação pelo afastamento da ex-presidente na Câmara dos Deputados.

Entre as medidas de segurança adotadas para o Dia da Independência, policiais militares vão revistar o público na Rodoviária do Plano Piloto e nas áreas ao redor da Esplanada. ?Não será permitido portar objetos de vidro e/ou cortantes, fogos de artifício, hastes para bandeiras e máscaras. Também está proibido o trânsito de ciclistas nas vias de acesso durante o treinamento e o desfile, a utilização de infláveis, drones, pipas ou qualquer outro elemento não autorizado no espaço aéreo. Ninguém poderá assistir ao desfile em cima de árvores ou grades de proteção?, informa a Secretaria de Segurança.