Cotidiano

Desenvolvimento Sustentável

Uma reunião na Casa da Indústria em Cascavel, na manhã de ontem, apresentou a plataforma dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que no Paraná é representado pelo Colegiado ODS e desenvolvido pelo CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial).

O evento reuniu representantes da imprensa, colegiado e entidades e teve intuito de apresentar a plataforma e a agenda com os 17 indicadores que promovem ações para melhorar várias áreas na sociedade, entre elas melhorar o índice de desenvolvimento humano do município.

Segundo a coordenadora estadual do projeto, Rosane Fontoura, entre as questões que são importantes nesta plataforma é a capacidade de olhar para as várias áreas de atuação dos ODSs, entre elas, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “A educação de Cascavel teve um avanço, mas, ainda não conseguiu alcançar o objetivo por conta da evasão escolar, mas não é só aqui que isso acontece, no Brasil todo é assim” explica.

A plataforma desenvolvida pelos ODSs tem o objetivo de criar um raio-x de como é a atuação em várias questões, tanto na educação quanto na pobreza, na saúde, no setor político, mercado de trabalho e assim por diante.

O Núcleo

Desde o ano 2000, o Núcleo ODS CPCE atua em Cascavel, inicialmente com a plataforma ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). Em setembro de 2015, a plataforma foi renovada e desde então segue a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. A atuação trabalha com o comprimento de metas que pretendem erradicar a pobreza extrema, e assim poupar as gerações futuras dos piores efeitos da mudança do clima e sociais.