Cotidiano

Desenvolvimento: Movimento Cascavel 2030 atrai mais de 60 entidades

Encontro aconteceu durante o 1º Fórum do Movimento Cascavel 2030 na Fiep

Cascavel – Representantes de mais de 60 entidades dos mais diferentes setores estiveram representadas quarta-feira à noite, na Fiep, do 1º Fórum do Movimento Cascavel 2030. O encontro aprofundou a reflexão em torno de temas que possam conduzir com segurança ao próximo estágio dos trabalhos do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel.

Na primeira etapa foi feita uma detalhada apresentação dos trabalhos já desenvolvidos. Do início das articulações que deram origem ao livro Cidades Inovadoras, sob a chancela da Fiep (Federação da Indústria do Estado do Paraná), até a mobilização de setores afins em encontros das câmaras técnicas.

Representando a administração municipal, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso, informou que o pensar e o planejar conjuntos poderão conduzir a cidade a saltos em qualidade de vida, inclusão e desenvolvimento.

“Estamos maduros para o próximo e decisivo salto na história de sucesso que queremos para o nosso município”, obervou o engenheiro Fernando Dillemburg.

Solange Smolarek, do painel de Transporte e Mobilidade Urbana, disse que a união cria condições indispensáveis para uma mudança cultural decisiva em todo o processo, que é de construir e de consolidar o conceito de parceria.

“Agindo com visão sistêmica, vamos todos colaborar para que a Cascavel do futuro seja ainda melhor projetada”, disse.

Já o Capitão Amarildo ressaltou a importância da sociedade se envolver concretamente no planejamento do futuro da cidade.

“Temos que nos envolver, já que não dá para deixar tudo para os agentes públicos resolverem”, resumiu.

Molas propulsoras

Para a gerente dos Observatórios Fiep/Sesi/Senai/IEL, Marília de Souza, o Conselho de Desenvolvimento é um caminho seguro para a evolução de trabalhos que trarão grandes reflexos à comunidade em alguns anos. Debater projetos, ações, estudos e soluções será o papel das sete câmaras técnicas, que irão impulsionador Conselho. Segundo o presidente da Acic, Alci Rotta Júnior, a finalidade de todo esse trabalho é ajudar o setor público na construção de um município melhor.