Cotidiano

Desemprego é maior entre as mulheres, indica IBGE

238388692.jpg

RIO – Dados da Pnad Regional referentes ao primeiro trimestre de 2016 mostram que o desemprego entre as mulheres é muito superior do que o entre os homens. No Brasil, a taxa ficou em 9,5% para os homens e 12,7% para as mulheres, uma diferença de 3,2 pontos percentuais. A desocupação entre as mulheres supera também a média nacional para o período, que ficou em 10,9% – a maior taxa da série histórica, iniciada em 2012. A maior diferença por gênero está na região Norte, onde a taxa de desemprego feminina é 5,4 pontos percentuais maior do que a masculina. As regiões Sul e Sudeste apresentaram a menor diferença (2,9 pontos maior entre as mulheres).

Por nível de instrução, a pesquisa mostrou que o desemprego atinge mais quem tem o ensino médio incompleto – a taxa chegou a 20,4%. Para o grupo de pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi estimada em 13,3%, mais que o dobro da verificada para aqueles com nível superior completo (5,9%). Esse comportamento se repete entre as grandes regiões.

Por grupos de idade, a maior taxa de desocupação está entre os jovens de 18 a 24 anos (24,1%). Nas regiões Sudeste o desemprego entre o grupo desta faixa etária é ainda maior, de 25,5%, assim como no Nordeste, onde chegou a 27,4%. A região Sul (17,2%) apresentou a taxa menos elevada para este grupo.