Cotidiano

Desembargador pede pena de morte para autores de chacina

BRAZIL-PRISON_RIOT

RIO ? O desembargador Marcelo Buhatem, da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, usou sua conta no Facebook para defender a adoção da pena de morte para os responsáveis pelos assassinatos de 91 presos no Amazonas e em Roraima.

Ex-promotor criminal e integrante da Comissão de Legislação e Normas da Presidência do TR-RJ, Buhatem propôs uma emenda que estabeleça a pena de morte ?na situação de chacina e motins em unidades prisionais?. Na mensagem postada na manhã deste sábado, ele explicou que ?seria uma exceção, admitida somente para o crime de barbárie cometido por detentos contra detentos?. Para o desembargador, os assassinos, pela legislação atual, não podem ser mais punidos porque já estão na cadeia.

20170107_155841.jpg

A proposta imediatamente provocou reações adversas nas redes sociais, inclusive por parte dos próprios colegas de toga. O juiz André Tredinnick escreveu que o Brasil já tem pena de morte ?nas inúmeras execuções ilegais, já que nossa polícia é uma das mais letais do mundo?. Para ele, punir não é atacar as razões das chacinas.