Cotidiano

Descredenciamento na saúde

Portaria do Ministério da Saúde descredenciou Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) no País, incluindo, um dos projetos de Cascavel.

Entre as justificativas apontadas pela publicação no Diário Oficial da União está o descumprimento do prazo estabelecido na Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para cadastramento no SCNES (Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde).

A decisão traz impacto a um antigo projeto do Município. “Este é um credenciamento antigo de um Nasf que nunca havia sido implantado”, afirma secretário de Saúde de Cascavel, Rubens Griep.

Segundo ele, a Secretaria de Saúde trabalha no sentido de que essa e outras pendências em documentações sejam regularizadas. “A partir da publicação da nova Política de Atenção Básica mudaram as regras de habilitação de serviços e nós estamos reorganizando tudo isto na Secretaria para não ficar nenhuma pendência antiga parada”, ressalta.

Projeto para implementação de três equipes previstas pelo Nasf foi encaminhado em meados de maio e o município aguarda por parecer do Ministério da Saúde.