Cotidiano

Descoberto túnel usado para a fuga de judeus na Segunda Guerra

JERUSALÉM — Uma equipe internacional de pesquisadores localizou um túnel escavado por prisioneiros judeus que tentavam escapar das forças nazistas na Lituânia, durante a Segunda Guerra Mundial. A estrutura, com 35 metros de comprimento, foi construída no Bosque Panerai, onde cerca de 100 mil pessoas foram mortas, sendo 70 mil judeus, entre 1941 e 1944.

— Como um israelense de família lituana, eu caí em lágrimas com a descoberta do túnel — disse Jon Seligman, da Autoridade Israelense de Antiguidades, em comunicado. — Essa descoberta é um testemunho reconfortante da vitória da esperança sobre o desespero. A descoberta do túnel nos permite apresentar não apenas os horrores do Holocausto, mas também o anseio pela vida.

Com o avanço do Exército Vermelho, as forças alemãs se retiraram do fronte oriental e, em 1943, criaram uma unidade especial para encobrir os rastros do genocídio. O Bosque Panerai recebeu um grupo de 80 prisioneiros do campo de concentração Stutthof, na Polônia, para a função. Durante o dia, eles trabalhavam na escavação de covas coletivas, no empilhamento de corpos e na coleta de madeira para a incineração e, temendo a execução após a conclusão dos trabalhos, escavaram um túnel da prisão onde passavam as noites.

Ao longo de três meses, o grupo de prisioneiros escavou o túnel com 35 metros, usando apenas colheres e as próprias mãos. Na noite do dia 15 de abril de 1944, a fuga foi concretizada. De acordo com a Autoridade Israelense de Antiguidades, 40 prisioneiros passaram pelo túnel, mas foram descobertos pelos guardas e muitos foram baleados. 15 conseguiram cruzar as cercas do campo e escaparam para as florestas, mas apenas 11 alcançaram as forças russas e sobreviveram à guerra.

Desde a Segunda Guerra Mundial, a localização exata do túnel foi perdida, apesar das incontáveis tentativas para encontrá-lo. Agora, a equipe formada por pesquisadores de Israel, Estados Unidos, Canadá e Lituânia conseguiu localizá-lo usando a técnica de tomografia por resistência elétrica, usada para a exploração de petróleo e na indústria de mineração.