Cotidiano

Descoberto o mais antigo machado de pedra polida da Europa

machado.jpg

RIO ? A análise do mais antigo local de sepultamento já descoberto na Irlanda revelou detalhes antes desconhecidos dos costumes funerários de populações caçadoras-coletoras do período mesolítico. Os restos do corpo cremado, ao lado de artefatos e oferendas, foram datados entre 7.530 a.C. e 7.320 a.C. Entre os achados estão o mais antigo machado de pedra polida já encontrado na Europa. E o mais intrigante é que, aparentemente, ele foi fabricado apenas para ser enterrado com o morto.

De acordo com a equipe de pesquisadores liderada por Aimée Little, do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, análises microscópicas no machado mostram que ele foi pouco utilizado, o que indica o propósito funerário. O instrumento era especificamente um enxó, usado para desbastar madeiras. A sepultura foi encontrada em 2001 no rio Shannon, em Hermitage, no condado de Limerick.

? O tratamento especial deste machado nos dá um vislumbre raro e íntimo dos complexos rituais funerários que estavam acontecendo nas margens do rio Shannon há 9 mil anos ? disse Little.

As análises revelaram que o pouco uso do machado sugere ?que este objeto foi encomendado para o falecido e empregado em seus ritos funerários?, escreveram os pesquisadores no estudo publicado no periódico ?Cambridge Archaeological Journal?. Além disso, o corte da ferramenta foi deliberadamente cegado, possivelmente como um ato simbólico, ?como um ritual de expressão da morte do indivíduo?.

? O enxó é excepcional já que nós tradicionalmente associamos esses machados polidos como este com a chegada da agricultura na Europa, cerca de 3 mil anos depois ? disse Ben Elliott, arqueólogo também envolvido no estudo. ? Embora sejam conhecidos machados e enxós polidos de campos anteriores ao surgimento da agricultura na Irlanda e em outras partes da Europa, encontrar um exemplar tão bem feito, altamente polido e com datação segura é sem precedentes para este período da pré-história.