Cotidiano

Descarrilamento de trem na Índia deixa ao menos 43 feridos

NOVA DÉLHI – Um trem descarrilou no norte da Índia nesta quarta-feira ferindo ao menos 43 pessoas, informaram autoridades policiais e ferroviárias. É o terceiro acidente nas últimas semanas, o que levantou preocupações sobre a segurança da rede ferroviária envelhecida.

O trem descarrilou perto da cidade de Kanpur no estado de Uttar Pradesh de manhã. Todos os feridos, vários dos quais estavam em estado crítico, foram levados para hospitais próximos, disse Javeed Ahmad, diretor-geral da polícia em um tweet.

As imagens de TV da cena mostraram vagões derrubados, alguns com suas rodas ainda nas trilhas. Dois vagões caíram de uma ponte para um pequeno canal. Alguns passageiros foram vistos pegando suas bagagens perto das trilhas.

O sistema ferroviário da Índia é o quarto maior do mundo. Funciona com 11 mil trens por dia, incluindo 7 mil trens de passageiros que transportam mais de 20 milhões de pessoas.

Mas tem um registro de segurança ruim, com milhares de pessoas morrendo em acidentes todos os anos, inclusive em descarrilamentos e colisões. Este foi, pelo menos, o terceiro desses acidentes nas últimas semanas. Em 20 de novembro, pelo menos 146 pessoas morreram quando um trem descarrilou perto da mesma cidade.

Suresh Prabhu, ministro ferroviário da Índia, prometeu substituir as trilhas antigas e atualizar os aparelhos de segurança. O governo gasta mais de 90% das receitas das ferrovias em custos operacionais, deixando pouco para upgrades para o sistema da era colonial.

Segundo algumas estimativas de analistas, as ferrovias precisam de 20 trilhões de rupias (293,21 bilhões de dólares) de investimentos até 2020, e a Índia está se voltando para parcerias com empresas privadas e buscando empréstimos de outros países para atualizar a rede ferroviária.