Policial

Desafogo: Comarca de Cascavel dá início ao Mutirão do Júri

Segunda-feira, primeiro dia, foram julgados cinco réus

Cascavel – Cinco réus foram julgados na segunda-feira (26), no primeiro dia da 2ª Semana do Mutirão do Júri deste ano. De acordo com a 1ª Vara Criminal do Fórum de Cascavel, foram julgados Ailton de Jesus Dias, Arcelio Antônio de Morais, Rogério Volff, Luiz Carlos Fernandes e Leandro Aparecido da Silva.

Os julgamentos estão sendo feitos simultaneamente no Fórum e nos auditórios da FAG, Univel e Unipar e envolvem acusados de crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados, como homicídios, infanticídios, aborto e auxílio, induzimento ou instigação ao suicídio.

Até sexta-feira serão levados a julgamento 24 réus, e o processo mais antigo data de 1.991. O objetivo do Mutirão do Júri é desafogar o sistema penal na cidade e dar à 1ª Vara Criminal mais agilidade no julgamento de processos recentes.

Para o cumprimento da força-tarefa foram convocados 130 jurados, sete juízes, nove promotores e inúmeros advogados e servidores. O Mutirão do Júri é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público e Delegacia de Homicídios.

Ação estadual

De acordo com a juíza da 1ª Vara Criminal, Filomar Helena Perosa, o mutirão ocorre em todo o Paraná, mas de forma mais intensa em Cascavel, já que a cidade está entre as que mais registram crimes contra a vida, com uma média anual de 255 nos últimos cinco anos.

“Hoje temos uma equipe mais robusta, o que contribuiu para o aumento no número de julgamentos. Temos uma equipe mais especializada, com uma promotoria especial para crimes contra a vida”, ressalta a magistrada.

O resultado dos julgamentos será divulgado na sexta-feira (28).

(Com informações de Tissiane Merlak)