Cotidiano

Desafios sanitários e perspectivas econômicas em evento nacional

Cascavel – Com um cenário favorável para o conjunto da indústria avícola, será realizado no Centro de Convenções e Eventos em Cascavel o Encontro MercoLab de Avicultura que chega neste ano à sua 12ª edição, reunindo no próximo dia 19 de setembro, palestrantes de renome mundial, firmando sua posição entre os mais prestigiosos seminários nacionais do gênero.

O evento tem por objetivo debater em profundidade as questões que dizem respeito à sanidade avícola no Brasil e no mundo, atualizando a cadeia produtiva com a divulgação de resultados de pesquisas e novos conhecimentos, que seguramente irão contribuir para otimizar custos e melhorar a produção, além de abordar os aspectos econômicos da atividade e as perspectivas futuras do agronegócio.

O diretor geral da empresa organizadora do evento e coordenador do encontro, o médico-veterinário Alberto Back assinala que “o MercoLab tem caminhado junto com a avicultura brasileira, que ocupa posição de liderança no mercado mundial, fruto da determinação, competência e dinamismo de seus empresários e técnicos”.

Hoje, mais de 150 mercados são importadores da carne de frango do Brasil. Pelos portos do país, são mais de quatro milhões de toneladas embarcadas anualmente, quase um terço de tudo o que se produz em termos nacionais, gerando cerca de 6,3 bilhões de dólares em receita cambial. Com isso o país se tornou o maior exportador do planeta.

Nas granjas brasileiras a excelência tecnológica em genética, manejo e ambiência garantiram saltos produtivos que colocaram o país como o segundo maior produtor mundial de carne de frango, com quase 14 milhões de toneladas anuais.

Por trás desta cadeia produtiva estão dezenas de agroindústrias espalhadas por diversos estados brasileiros, em regiões que se destacam pela presença de colônias de países da Europa e do próprio Japão.

Entre produtores, funcionários de empresas e profissionais vinculados direta e indiretamente ao setor, a avicultura reúne mais de 3,5 milhões de trabalhadores. Cerca de 350 mil deles atuam diretamente nas plantas frigoríficas.

No campo, são mais de 130 mil famílias proprietárias de pequenos aviários, que produzem em um sistema totalmente integrado com as agroindústrias exportadoras.

Todos estes elos destacam a grandeza da avicultura brasileira, marcada pela disciplina, a tradição, qualidade, sanidade e a eficiência que permitiram ao setor alçar voos que hoje garantem a presença do produto avícola do Brasil na mesa de consumidores pelos cinco continentes.

Quase metade dos MEIs no Paraná está inadimplente

Estima-se que, no Paraná cerca de 210 mil MEIs estejam inadimplentes com as obrigações da categoria, o que representa 49% do número total de inscritos na categoria. “Foz do Iguaçu não foge desse panorama estadual. Porém, aqui, acreditamos que esses quase 50% dos inadimplentes sejam aqueles que nunca buscaram a orientação da Casa do Empreendedor nem têm o alvará”, observa Salete.

A boa notícia é que, agora, por conta de ação nacional, os MEIs que têm débitos com a Receita Federal (pagamento das guias mensais e DASN-SIMEI) podem parcelar as dívidas em até 120 meses. “O Mutirão da Renegociação, campanha do Sebrae/PR, nos estimulou a unir esforços no Mutirão de Regularização do MEI, prestando esse atendimento com foco nos MEIs irregulares de Foz”, orienta Salete.

Desta maneira, durante a próxima semana, a Casa do Empreendedor, vai prestar atendimento prioritário para regularizar os cerca de cinco mil MEIs irregulares do município. Localizada na Avenida Brasil, no 1.374, bem no centro de Foz do Iguaçu, a Casa estará em atendimento ininterrupto das 8h às 17h.