Cotidiano

Desafio para conseguir uma vaga

 

A vida em um novo país requer aos estrangeiros esforços diários para suprir necessidades básicas e dar o sustento à família. Em Cascavel há vários exemplos de quem deixou o lugar de origem e está em busca de uma vida melhor.

Nesse processo, estrangeiros recorrem ao Ministério do Trabalho para conseguir a carteira profissional e a inserção no mercado. Desde o ano passado, a média de atendimentos tem se mantido na unidade de Cascavel e, por dia, 15 solicitam a confecção do documento.

“Os haitianos correspondem a praticamente 90% do público de estrangeiros que busca atendimento para conseguir carteira de trabalho. Esporadicamente aparece algum árabe, cubano e alguns paraguaios”, explica o gerente regional do Ministério do Trabalho em Cascavel, Joaquim Junior Borges Ribeiro.

Mesmo com limitações pela diferença cultural, o direito ao documento é garantido. “A maior dificuldade no processo de pedir o documento ainda é com relação à comunicação. Às vezes também falta documentação, mas isso ocorre nos demais casos e conseguimos resolver, então não há grandes problemas em relação aos atendimentos”, ressalta o gerente.

Conforme Ribeiro o que tem se tornado comum é a busca de carteiras de trabalho por mais do que uma pessoa da mesma família. “O que estamos percebendo é que primeiro vem o chefe da casa e depois outros familiares: irmãos, esposa e filhos”, cita.

Foto: Arquivo

Legenda: Em média são feitas 15 carteiras para estrangeiros diariamente

Dificuldade de inserção

Passada a etapa da emissão, o desafio de estrangeiros é conseguir vaga no mercado de trabalho. Diante da grande demanda de pessoas que precisam de uma oportunidade, brasileiros têm se sobressaído no momento da contratação.

“A dificuldade com o idioma e baixa escolaridade são fatores que dificultam a inserção no mercado. No entanto, percebemos que também há falta de interesse de haitianos quando os orientamos a procurar colégios e estabelecimentos próximos ao bairro que moram e que ofertem aulas de português para que se aperfeiçoem”, afirma a gerente da Agência do Trabalhador em Cascavel, Marlene Crivelari.

As oportunidades quando surgem são limitadas a dois setores. “A maioria é para linha de produção em frigoríficos e em seguida, na construção civil, que aos poucos contrata”, ressalta Marlene. Neste mês de abril, no entanto, não houve contratações.

O haitiano Romário Valmir embora tenha habilidade com o idioma no momento está desempregado. “Fiz minha carteira de trabalho no Acre e já trabalhei com registro em Cascavel, mas agora preciso muito de um emprego”, comenta.

Aumento na demanda

Em relação o número de agendamentos da carteira de trabalho para brasileiros, o número passou de 30 para 60 diariamente. Isso ocorreu por conta da Agência do Trabalhador ter suspendido os atendimentos devido à necessidade de atualização em sistema e liberação de senha pelo do Ministério do Trabalho.

“Observamos que o número de agendamentos tem sido suficiente para a demanda de estrangeiros, mas aumentou muito a demanda de carteiras para brasileiros, após o mês novembro do ano passado pelo fato da Agencia do Trabalho estar sem atender”, afirma o gerente regional em Cascavel.

Agendamento online

O agendamento para confecção da carteira de trabalho deve ser feito online no site trabalho.gov.br ou pelo telefone 158. Na página principal é preciso acessar o campo agendar atendimento, selecionar o estado, a cidade, e o tipo de atendimento conforme a disponibilidade de horário. “É importante ressaltar que também é possível fazer o pré-cadastro da carteira de trabalho pelo site e isso facilita o atendimento”, orienta Ribeiro.

Romulo Grigoli

AILTON SANTOS

Joaquim ministerio trabalho _as_ (4)

Legenda: Segundo o gerente regional do Ministério do Trabalho por dia 15 estrangeiros solicitam carteiras de trabalho