Cotidiano

Desafio: Chico assume para tirar Foz das páginas policiais

A deflagração da Operação Pecúlio, em abril de 2016, tornou Foz do Iguaçu presença obrigatória no noticiário policial da imprensa nacional e até internacional.

Desenvolvida pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, a ação comprovou o desvio de milhões em recursos públicos e culminou com o afastamento e a prisão do então prefeito Reni Pereira (PSB), secretários municipais, servidores, vereadores e empresários.

Ao todo, 98 pessoas foram formalmente denunciadas neste que é considerado o maior escândalo de corrupção da história do Oeste paranaense.

Transformar radicalmente esse cenário e resgatar a confiança da população no poder público é o desafio que se impõe à nova administração, fruto de eleição suplementar realizada em abril diante da anulação do pleito de outubro do ano passado e que toma posse nesta segunda-feira.

“Faremos um governo de transparência absoluta. Acabaremos com a famosa carta-convite e faremos todas as licitações com pregões eletrônicos e transmissão ao vivo pela internet”, adianta o prefeito eleito Chico Brasileiro (PSD). “A prioridade é recuperar a confiança e a credibilidade da prefeitura”, acrescenta.

VITÓRIA CONSAGRADORA

A impugnação da candidatura de Paulo Mac Donald, vencedor da disputa de outubro de 2016, levou à convocação de uma nova eleição, na qual Chico Brasileiro fez 56,35% dos votos válidos, recebendo o apoio de 69.469 eleitores. Juntos, os outros cinco candidatos não atingiram 55 mil votos.

VICE DE CREDIBILIDADE

O êxito da candidatura de Chico Brasileiro está relacionada também à reconhecida credibilidade de seu vice-prefeito. Nilton Bobato (PCdoB) foi o único entre os 15 vereadores da legislatura passada em Foz do Iguaçu que não teve problemas com a Justiça.

Até ministros vêm prestigiar posse

Marcada para as 16h desta segunda-feira, no Hotel Golden Park Internacional, a posse de Chico Brasileiro e Nilton Bobato ocorrerá em sessão solene da Câmara, sob o comando do presidente Rogério Quadros (PTB), e será prestigiada por importantes autoridades.

Confirmaram presença, entre outros, os ministros Ricardo Barros (Saúde) e Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Este último vem representando o PSD, partido do qual é presidente nacional. Já o Palácio Iguaçu será representado pela vice-governadora Cida Borghetti.

TRANSMISSÃO

A TV Câmara vai mostrar ao vivo a solenidade. A transmissão acontecerá via Youtube e Facebook na página oficial da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, com vistas a possibilitar que toda população possa acompanhar o evento.