Cotidiano

Derrotada em Porto Alegre, Luciana Genro irá ao Rio apoiar Freixo

PORTO ALEGRE (RS) – A candidata do PSOL, Luciana Genro, anunciou nesta terça-feira que não apoiará nenhum dos dois candidatos a prefeito da capital gaúcha que disputarão o segundo turno da eleição municipal. No último domingo, o candidato do PSDB, Nelson Marchezan Júnior, e o candidato do PMDB, Sebastião Melo, ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente na preferência do eleitorado de Porto Alegre. Luciana Genro pretende reforçar a campanha do candidato do PSOL a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, a partir da próxima semana.

Apesar de ter terminado em quinto lugar, Luciana Genro acredita que o desempenho do PSOL foi bom em Porto Alegre, porque o partido elegeu três vereadores e reforçou a presença na cidade.

Para a candidata, não há condições de apoiar nem Melo nem Marchezan.

Luciana Genro, que chegou a aparecer em primeiro nas pesquisas, disse que foi prejudicada pelo tempo de TV, de apenas 12 segundos, e pelo fato de, no final da disputa, eleitores terem migrado para o candidato do PT, Raul Pont. Além disso, muitos votos anti-PT acabaram migrando para o tucano Marchezan.

? O PT acabou impedindo um movimento mais forte nosso. Quando as pesquisas me mostraram atrás, houve uma migração, mas o PT acabou servindo de âncora: não conseguiu ter força para ir ao segundo turno ? disse Luciana Genro AO GLOBO.

Ela disse que, a partir da próxima semana, vai para o Rio de Janeiro.

? A situação no Rio é completamente diferente, e vou para lá ? disse Luciana Genro, apostando numa vitória de Freixo.