Cotidiano

Derrota do Estado Islâmico em cidade crucial na Síria

RIO – Rebeldes sírios tomaram neste domingo o controle de Dabiq, cidaede síria em mãos do Estado Islâmico (EI). A informação é do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), que tem uma ampla rede de fontes nos territórios do país. Com o apoio de combatentes turcos, os rebeldes tomaram também Soran, uma cidade vizinha.

A importância ideológica de Dabiq era crucial para o EI, já que uma profecia do Islã anuncia que a localidade seria palco de uma batalha do fim dos tempos, em que muçulmanos seriam dizimandos por cristãos, mas acabariam triunfando em Dabiq. Por isso, a cidade era vista como um símbolo para o grupo.

Essa derrota do EI acontece no momento em que americanos e europeus se reúnem em Londres, em mais uma tentativa de acabar com a guerra na Síria, onde os bombardeios continuaram neste domingo.

“Os rebeldes tomaram Dabiq, após que os jihadistas do Estado islâmico se retiraram”, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). Um dos grupos rebeldes, a União Fastaqim, confirmou que Dabiq tinha caído “após violentos confrontos com Daesh(sigla árabe EI)”. A agência oficial turca Anadolu disse que nove rebeldes foram mortos e 28 feridos nos combates. Fontes de segurança disseram que a agência vai continuar as operações.