Cotidiano

Dermatologista de Mariana Ximenes e Camila Pitanga lança livro sobre cuidados com a pele

RIO – Todo dia, Denise Luna Barcelos faz quase tudo sempre igual: responde perguntas do tipo “qual a diferença entre filtro solar físico e químico?”, “tomar colágeno faz bem?”.

Claro que o trabalho não é só esse. Denise atende sete entre dez estrelas da TV, mas, entre anônimos e famosos, em seus 23 anos de exercício da medicina, reparou que as dúvidas eram as mesmas. E as respostas faziam a diferença na qualidade da pele das pacientes.

Veio, então, a iniciativa de reunir explicações simples num meio tão simples quanto. Foi assim que nasceu o livro “Um olhar sobre a beleza” (Editora RJR), que ela lança na Library do Copacabana Palace na próxima terça-feira, às 18h.

— A ideia surgiu pela primeira vez há muito tempo, 12 anos. Eu comecei a perceber que as pacientes chegavam desinformadas. Diariamente, explico o que é filtro físico e químico — brinca ela. Em tempo, a explicação: o primeiro tem substâncias que refletem a radiação e não penetram na pele; o segundo absorve os raios solares através de reações químicas.

São 168 páginas que explicam, respondem dúvidas e dão dicas sobre envelhecimento, tipos de pele, sol, nutrição, cabelos e unhas. Tudo permeado por fotos inéditas, feitas por Denise Leão, e depoimentos de suas mais famosas e fiéis pacientes, como Mariana Ximenes, Camila Pitanga, Letícia Spiller, Natália do Vale, Antônia Frering, entre outras.

Entre as dicas estão ações descomplicadas, como usar toda semana argila em pó (comprada em loja de produtos naturais) para limpar profundamente o rosto, ou colocar gotas de óleos essenciais de lavanda ou rosa no travesseiro para dormir melhor (sabe aquela história de sono da beleza? Então, é verdade).

Apesar do consultório hightech, com lasers e aparelhos de última geração, ela garante acreditar que nada disso é certeza de resultados espetaculares se a pessoa não dá atenção a todos os aspectos do corpo e da mente.

— Você pode pagar o mais caro dos tratamentos, mas isso não compra a beleza. Ela tem a ver com bem-estar, com alimentação. Apesar da tecnologia, eu não faço milagre — brinca a pernambucana.

Especialista em laser, ela diz que dificilmente aceita fazer um preenchimento em alguém sem antes ter uma longa conversa sobre a importância dos cuidados básicos.

— Na verdade, não é uma ruga que incomoda, é uma pele mal cuidada. Às vezes eu falo que o paciente, para fazer um preenchimento, tem que me implorar — brinca.

DERMATOLOGIA INTEGRATIVA

Já pelo cheiro do consultório de Denise, no Leblon, (um misto de capim-limão com verbena), dá para perceber que quem entra ali não terá apenas uma experiência de pele. A médica é uma das expoentes da dermatologia integrativa, um conceito que alia cuidados com a pele ao bem-estar, indo muito além do combo “limpar, tonificar, hidratar” que ela também preconiza.

— Beleza e bem-estar são indissolúveis. Estar bonito não depende só de Botox ou laser. Não é ter traços perfeitos. É envelhecer com saúde e tem tudo a ver com alimentação e estilo de vida.

Por isso, algumas páginas do livro e horas da vida de Denise são dedicadas à meditação. Ela começou a praticar a atividade porque achava necessário estar mais conectada às reais demandas dos pacientes.

— Quando comecei a atender, nove entre dez queixas eram estéticas. Percebi que eu precisava entender o contexto que estava por trás daquilo. Até acne pode ter um estresse envolvido — explicou ela. — Comecei a fazer meditação para aumentar minha sensibilidade. No sentido de perceber o que o paciente de fato precisava.

FILIAL DO PROJAC

Se os paparazzi tivessem acesso à sala de espera de Denise, o sucesso dos cliques seria garantido. É supernormal chegar lá e dar de cara com Camila Pitanga ou Mariana Ximenes, quem sabe até mesmo com Malu Mader (no dia da entrevista, por exemplo, Heloísa Périssé marcava uma próxima visita).

O amor das estrelas, que rasgam seda ao trabalho de Denise no livro, veio do boca a boca, ela diz. A primeira que começou a ventilar o nome da médica pelos corredores do Projac foi Gabriela Duarte.

Mas não adianta perguntar o que cada uma delas faz, afinal, discrição, nesse caso, é a alma do negócio. O máximo que ela solta são coisas pontuais, sem, claro, citar nomes.

— Fiz um trabalho maravilhoso com uma atriz que tinha argamassa no rosto porque achava a pele feia. Então vamos tratar a pele? Hoje ela me conta que usa, no máximo, um filtro solar com cor — diz Denise, que reservou o maior espaço do livro à abordagem sobre sol.

ALGUMAS DICAS DO LIVRO DE DENISE BARCELOS

* “A eficácia dos filtros solares também depende da quantidade aplicada. Quantidades inferiores ao recomendado não garantem proteção. A camada deve ser espessa”.

* “Atividades corriqueiras como assistir televisão ou usar o computador à noite também pedem fotoproteção para evitar manchas”.

* “Limpezas periódicas devem ser feitas a partir do momento em que começam a aparecer os primeiros cravos e devem continuar a ser feitas ao longo da vida. A desobstrução mecânica é importante para manter a pele limpa”.

* “Fuja do rímel à prova d´água. Sua difícil remoção compromete os cílios e resseca ainda mais a pele na área dos olhos”.

* “Antes de dormir, hidrate a pele com 3 a 5 gotas de óleo de argan”.