Agronegócio

Deral indica que qualidade das lavouras de milho caiu novamente no Paraná

O índice de médias ficou em 28% e as áreas avaliadas como ruins ficaram em 25%. Na semana anterior os índices eram de 26% e 22% respectivamente

Deral indica que qualidade das lavouras de milho caiu novamente no Paraná

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e das principais safras do estado.

O relatório semanal apontou que 98% das lavouras da safra verão no estado já foram colhidas. O restante está 100% na fase de maturação.

No que diz respeito à qualidade das lavouras, 47% delas foram avaliadas com boas. O índice de médias ficou em 28% e as áreas avaliadas como ruins ficaram em 25%. Na semana anterior os índices eram de 52%, 26% e 22% respectivamente.

As únicas regiões seguem colhendo no estado são União da Vitória (82% colhido com apenas 20% de lavouras em bom estado contra 40% em ruim), Curitiba e Londrina (97%) e Guarapuava (99%).

Já para a segunda safra, o plantio se manteve em 99% no estado, com as lavouras se dividindo entre germinação (1%), descanso vegetativo (42%), floração (37%), frutificação (17%) e maturação (3%). Enquanto isso, o índice de lavouras avaliadas com em boas condições se caiu de 28% para 25%, o de médias se manteve em 45% e o de ruins saiu de 27% para 30%.

A região de Londrina é a única que segue sem ter completado as atividades de semeadura (92%). Já na qualidade das lavouras, destaque negativo para Cornélio Procópio, Paranavaí, Campo Mourão e Pato Branco com 70%, 55%, 35% e 35% das lavouras avaliadas como ruins, respectivamente.

Diante desta situação, o Sindicato Rural de Pato Branco o milho enfrentou um grande período de estiagem bem no momento de pendoamento e se algumas precipitações não tivessem acontecido na última semana muitas lavouras iriam ter perda total.

O presidente da entidade, Oradi Caldato, afirma que essa chuva dos últimos dias salvou entre 40 e 50% do milho e que a produtividade esperada já está em apenas 50 sacas por hectare.