Cotidiano

Deral divulga balanço do milho safrinha na próxima semana

O trigo está com 35% das lavouras comprometidas devido a doenças

Cascavel – Na próxima semana, o Deral (Departamento de Economia Rural) irá apresentar o balanço final da safra do milho safrinha nos 28 municípios que integram a regional. Dos 307 mil hectares cultivados na região, a expectativa era colher cerca de 1,6 milhão de toneladas de milho safrinha. O excesso de chuva em julho foi um dos principais vilões que contribuíram para o desenvolvimento do milho ardido.

“As chuvas fortes resultaram em muitas doenças e consequentemente em algumas lavouras parte da produção teve milho ardido. Mas, na maioria das plantações do milho safrinha, a produtividade ficou dentro do esperado”, adianta a economista do Deral, Jovir Esser.

A produtividade inicial era de 5,6 mil quilos por hectare, no ano passado foram 5.851 mil quilos por hectare. A estimativa para este ano era de 7,4 mil.

Apesar do excesso de água, muitos agricultores estão felizes com o resultado das lavouras. O produtor Aparecido Domingos plantou cerca de 150 hectares do grão.

“A chuva prejudicou bastante, mas deu para colher dentro do esperado. Nós esperávamos 6 mil quilos por hectare, e ficamos dentro do previsto”, revela.

O balanço final deverá ser apresentado na próxima terça-feira, primeiro de setembro.

Trigo

Já as lavouras do trigo não terão um resultado tão satisfatório. Dos 130 mil hectares cultivados na região, pelo menos 35% já estão comprometidos, afirma o Deral. Do total cultivado, apenas 2% das lavouras foram colhidas até o momento e apresentam prejuízos

“Do total das lavouras podemos classificar que 35% dos grãos estão comprometidos pelas doenças causadas pelas altas temperaturas. E pelo menos 15% da produtividade também poderão ser comprometidas na hora da colheita. A qualidade não será tão satisfatória como se esperava”, acrescenta Jovir Esser.

(Com informações de Eliane Alexandrino)