Cotidiano

DER/PR conclui licitação da pavimentação entre Ramilândia e Santa Helena, no Oeste

Obra de R$ 20,4 milhões é o mais novo resultado da parceria entre Governo do Paraná e a Itaipu Binacional. Contrato incluirá projetos básico e executivo de engenharia

DER/PR conclui licitação da pavimentação entre Ramilândia e Santa Helena, no Oeste

 

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vai pavimentar uma estrada que liga o município de Ramilândia ao distrito de São Roque, em Santa Helena, na região Oeste. A licitação foi concluída e homologada pelo DER/PR esta semana, dando início aos trâmites internos para assinatura de contrato. O investimento será de R$ 20.480.000,00, fruto da parceria com a Itaipu Binacional.

A obra terá extensão de 26,23 quilômetros, e também passa pelos territórios dos municípios de Diamante D’Oeste e Missal, beneficiando cerca de 47 mil habitantes das quatro localidades. A licitação foi realizada na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que inclui a elaboração de projetos básico e executivo de engenharia no mesmo contrato.

A estrada terá pistas simples, com acostamento, estando previstos serviços de terraplenagem, drenagem e obras de arte correntes, pavimentação, serviços complementares e sinalização. A obra será executada pelo DER/PR com recursos da Itaipu Binacional, utilizando como base um anteprojeto doado pela Lar Cooperativa Agroindustrial. O prazo de execução é de 26 meses (780 dias corridos).

A estrada atual conta com segmentos em calçamento, em cascalho, em leito natural e asfaltados. Dos 26,23 quilômetros, 18,93 km estão em Ramilândia, 310 metros em Diamante D’Oeste, 3,04 km em Missal e 3,95 km em Santa Helena.

ITAIPU – A pavimentação da estrada entre Ramilândia e Santa Helena é a mais nova obra resultante da parceria entre Governo do Paraná e Itaipu Binacional, que inclui a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, a rodovia perimetral leste de Foz do Iguaçu, a duplicação do Contorno Oeste de Cascavel e de um trecho da BR-277 no município, e a pavimentação da Estrada Boiadeira.

AEN