Cotidiano

DER autua 65 mil veículos em operação

As ações são intensificadas no mês de julho nas vias de acesso à região em razão das férias escolares

Foz – Nas duas primeiras semanas da Operação Inverno, em Foz do Iguaçu, os agentes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná autuaram 65 veículos de transporte intermunicipal com irregularidades. As ações de fiscalização do transporte de passageiros de turismo e fretamento são intensificadas no mês de julho nas vias de acesso à região em razão das férias escolares.

Desde o início da operação, os fiscais fizeram a abordagem de 1.235 veículos e, além das irregularidades notificadas, foram encontrados 22 veículos clandestinos, ou seja, sem registro e licenças do DER-PR para prestar os serviços. Desde 2011, a Operação Inverno faz parte do calendário de fiscalização do transporte intermunicipal. No ano passado, foram 120 autuações. As ações seguem até o dia 30 de julho.

As equipes verificam itens como documentação, equipamentos obrigatórios e condições dos veículos de transporte de passageiros. Também conferem se tem registro, autorização, seguro de viagem e cumprimento de rotas e horários. Quem estiver irregular pode receber multas, que variam entre R$ 466,20 a R$ 4.662, e ter o veículo apreendido.