Cotidiano

Deputados trabalhistas decidem avançar com voto de desconfiança contra Corbyn

LONDRES — A bancada trabalhista no Parlamento britânico decidiu manter a moção de desconfiança contra o líder do partido, Jeremy Corbyn, em reunião nesta segunda-feira. A votação será secreta, e a legenda precisa de no mínimo 51 nomes em apoio à mudança no comando.

Corbyn, no entanto, prometeu manter-se firme contra os esforços para derrubá-lo. Discursando para simpatizantes, na Praça do Parlamento, o líder não citou a moção.

Eleito líder no ano passado numa onda de entusiasmo por suas posições de esquerda, o trabalhista está sendo criticado por falhar em persuadir eleitores em votarem pela permanência no Reino Unido na União Europeia (UE).

A situação de Corbyn complicou-se ainda mais após o líder demitir Hilary Benn, um dos membros mais antigos de sua equipe de liderança e secretário de Relações Exteriores do chamado Gabinete paralelo, a quem acusou de conspirar contra ele. Após a demissão, vários membros do Partido Trabalhista anunciaram sua renúncia em solidariedade ao colega.

Por outro lado, Corbyn tem amplo apoio de membros da base do partido, o que poderia resultar numa guerra civil potencialmente desastrosa dentro da sigla.