Cotidiano

Deputados prestam homenagem ao Iapar

Curitiba – O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), órgão de pesquisa agropecuária vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento, foi homenageado ontem pela Assembleia Legislativa pelos 44 anos de serviços prestados à agropecuária paranaense. “O trabalho do Iapar representa um orgulho para o Paraná e exemplo para o Brasil”, destacou o deputado Pedro Lupion, proponente da homenagem.

“A agricultura paranaense saiu da força bruta, do trabalho de enxada, para uma atividade competitiva, com inovação tecnológica e que cresce no País, mesmo em período de crise como a que estamos atravessando”, pontuou o secretário Norberto Ortigara, lembrando que o Iapar foi criado em 1972 com a missão de modernizar e diversificar o setor.

Ainda segundo Ortigara, “além da inovação na produção de alimentos, o Iapar é o precursor da prática de uma agricultura ambientalmente correta, sempre pensando com respeito para oferecer sustentabilidade à sociedade”. 
A homenagem ao Iapar foi acompanhada pelos deputados Tercilio Turini, Fernando Scanavaca e Rasca Rodrigues; pelo secretário presidente da Cohapar, Abelardo Lupion; pelo presidente do Detran-PR, Marcos Traad, e por dirigentes de Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Faep (Federação da Agricultura do Paraná), Fetaep (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná), empresas vinculadas à Secretaria da Agricultura e Abastecimento e núcleos regionais.