Cotidiano

Deputados governistas questionam manutenção da EBC e são vaiados em sessão na Câmara

camara-ebc.jpgBRASÍLIA ? Em audiência pública na Câmara nesta terça, representantes do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) discutiram a possibilidade de extinção da estatal, medida defendida por alguns ministros do presidente interino Michel Temer. Na mesa debatedora, estavam somente defensores da manutenção da emissora, o que indignou parlamentares da base de Temer.

Após questionarem a falta de convidados contrários à manutenção da EBC, os deputados Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) e Júlio Lopes (PP-RJ) foram vaiados por manifestantes presentes no plenário. Aos gritos de ?golpista?, Maia classificou a TV Brasil, canal aberto da empresa, como uma ?vergonha? a serviço exclusivo do governo da presidente Dilma Rousseff.

? A TV estatal acaba sendo muito chapa branca? Sim, acaba sendo conhecida como “TV Lula”. A EBC se transformou de fato em uma empresa partidária, o que é uma vergonha nacional ? declarou o deputado.

Maia também questionou a viabilidade da TV Brasil. Segundo o deputado, a audiência da emissora não dá um bom retorno para o governo federal. Em resposta, o presidente da EBC, Ricardo Melo, disse que se os índices de audiência fossem o principal motivo para uma possível extinção da TV Brasil, a NBR, emissora estatal também ligada à EBC, deveria ser extinta primeiro.

? Qual a audiência da NBR? A NBR é o braço da EBC encarregado de transmitir as medidas e iniciativas governamentais, os discursos do presidente em exercício e todas as outras medidas tomadas pelo governo. Porque que o governo fala em manter a comunicação direta governamental e fechar a TV Brasil? A questão não é simplesmente por audiência ? questionou Melo.

Melo, que havia sido exonerado do cargo pelo presidente interino Michel Temer em maio, reassumiu o posto por força de uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início de junho. Para ele, a extinção da TV Brasil seria um ataque político.

? A TV Brasil foi criada depois de audiências públicas seguidas, de discussões com vários setores da sociedade, foi discutida no Congresso durante várias sessões. Foi aprovada no Senado, inclusive, pelo presidente em exercício Michel Temer e hoje ele quer fechar a TV Brasil. É um ataque político ?completou o presidente da estatal.

Desde que o colunista do GLOBO, Jorge Bastos Moreno, informou que o presidente interino Michel Temer pretende extinguir a EBC, o Conselho Curador e representantes dos funcionários da estatal iniciaram um movimento para a manutenção da empresa. Em 11 de junho, o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, disse que a EBC tinha virado um ?cabide de empregos? e ?foco de militância?, e que o plano de extinção já tinha ganhado apoiadores dentro do governo.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Celso Pereira