Cotidiano

Deputados e empresários apelam a Trump para manter degelo com Cuba

Travel-Cruises-Cuba-GFL31ISSS.1.jpg

WASHINGTON – Parlamentares republicanos e democratas dos Estados Unidos se juntaram a empreendedores cubanos nesta quarta-feira para pedir que o presidente eleito Donald Trump continue o engajamento do presidente Barack Obama com Havana, apesar da ameaça de Trump de terminar com a aproximação.

? Há apoio bipartidário para se avançar ? disse o deputado democrata James McGovern, em entrevista à imprensa no Congresso, onde quatro pequenos empresários que haviam viajado da ilha comunista também fizeram um apelo a Trump, como homem de negócios, para que apoie a continuação da abertura.

Mais de 100 pequenos empresários cubanos enviaram uma carta a Trump nesta quarta-feira pedindo que ele não volte atrás nas decisões de Obama de aliviar restrições sobre viagens, comércio e investimentos e de avançar nas relações diplomáticas.

“Estamos confidentes de que o senhor (Trump) entenda a importância do engajamento econômico entre os países. Medidas adicionais para aumentar viagens, comércio e investimentos beneficiarão nossas companhias, o povo cubano e os interesses nacionais dos EUA”, diz a carta.Travel Cuba-GFL31II4P.1.jpg

O apelo para Trump vindo do recente setor privado de Cuba mostra a crescente incerteza sobre as futuras relações dos dois ex-adversários da Guerra Fria, dada a promessa do magnata de suspender o que ele chamou de pacto de Obama com Havana se não fossem acordados novos termos com Washington.

Desde 2011, anos antes do acordo de degelo entre os países, o presidente Raúl Castro vem levando adiante reformas por maior liberdade econômica.

? Espero que o próximo presidente, como empresário, entenda nossas necessidade ? disse Yamina Vicente, dona de uma empresa de planejamento festivo de Havana. ? Uma nova era de sonhos começou em Cuba poucos anos atrás.