Cotidiano

Deputados democratas pedem investigação sobre doação de Trump à procuradora da Flórida

2016 938480998-201609131155524863_AP.jpg_20160913.jpgWASHINGTON ? Deputados democratas da Câmara dos Representantes pediram uma investigação penal federal sobre uma doação US$ 25 mil dólares de uma organização beneficente do candidato republicano, Donald Trump, a um grupo político que apoia a procuradora-geral da Flórida. Na ocasião, o escritório da procuradora Pam Bondi estudava medidas legais contra a Universidade Trump.

Não é o único problema a surgir para Trump nas últimas horas. Nesta terça-feira, o procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman, revelou que estava investigando uma ONG do bilionário para determinar se cumpria as leis estaduais para organizações beneficentes.

Segundo a agência Associated Press, a investigação nova-iorquina sobre a Fundação Donald J. Trump remonta pelo menos a junho passado, quando o escritório questionou uma doação do grupo a uma organização de apoio à procuradora-geral da Flórida, Pam Bondi.

Bondi teria pedido o dinheiro durante uma ligação telefônica em 2013, depois de receber queixas de antigos alunos que afirmavam ter sido enganados ao frequentar seminários do centro, que prometiam ensinar como ficar rico rapidamente. O cheque da fundação chegou alguns dias depois de o escritório dela dizer a um jornal que estudava a queixa contra a Universidade Trump, apresentada por Schneiderman. A procuradoria da Flórida nunca processou o bilionário, embora Bondi nega que a decisão esteja relacionada à doação.

Mais tarde, o candidato pagou uma multa de US$ 2.500, porque o cheque enviado violava uma lei federal que proíbe organizações beneficentes de fazerem contribuições políticas.

Na carta enviada na terça-feira por 16 democratas da Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes à procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch, eles pedem uma investigação federal que determine se a doação de 2013 e a decisão de Bondi violaram as leis do país sobre impostos e subornos.

?Este padrão de fatos indica que os pagamentos poderiam ter influenciado a decisão de Bondi de não participar de um processo contra Trump?, escreveu o deputado John Conyers.

Bondi manifestou apoio à candidatura de Trump à Presidência e tem aparecido em comícios ao seu lado. Ela afirma que a doação foi uma coincidência e que não foi informada pessoalmente sobre as queixas apresentadas contra a Universidade Trump.