Cotidiano

Deputado usou dinheiro público para visitar Cunha na cadeia

BRASÍLIA ? O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) usou dinheiro público para custear parte das despesas que teve na visita que fez ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha na prisão em dezembro do ano passado. O GLOBO encontrou na cota de atividade parlamentar de Marun a emissão de uma passagem aérea no trecho Curitiba-Porto Alegre e de uma diária em hotel na capital paranaense nas mesmas datas da visita. Questionado, Marun disse que vai avaliar a possibilidade de devolver os recursos.

Ele esteve com Cunha no Complexo Médico Penal de Pinhais, na Grande Curitiba (PR), no dia 30 de dezembro do ano passado. A passagem paga pela Câmara foi emitida no dia 29 de dezembro para o trecho Curitiba-Porto Alegre, no valor de R$ 327,58, pela companhia aérea Azul. A informação consta nos dados da cota do parlamentar do mês de dezembro.

A hospedagem, por sua vez, custou R$ 154,35. Marun ficou no hotel Rochelle, no centro de Curitiba. Neste caso, a nota fiscal foi emitida posteriormente por uma agência de viagens de Campo Grande (MS) e só consta na prestação de contas de janeiro deste ano. A nota informa que Marun fez o pagamento em dinheiro da hospedagem.

O ato da Mesa Diretora da Câmara que regula a cota de atividade parlamentar afirma que as despesas que serão pagas pela Câmara são aquelas ?exclusivamente vinculados ao exercício da atividade parlamentar?. Marun afirmou que a visita foi feita em ?caráter natalino?, sem vinculação política.

? Não foi uma visita de caráter político ? reiterou Marun nesta terça-feira.

Questionado sobre o fato da Câmara ter pago parte das despesas, ele disse que vai avaliar a possibilidade de devolver o dinheiro.

? Eu tenho que verificar. Vou ser bem franco, não me atentei a isso. Vou conversar com meu pessoal e se houver alguma questão em contrário eu faço o pagamento e faço o ressarcimento disso. Não me atentei dessa situação. É uma situação que tem fundamento. Vou verificar, e se efetivamente eu chegar a essa conclusão eu faço o ressarcimento ? afirmou o parlamentar.