Cotidiano

Deputado sugere que PMs do DF cruzem os braços por um dia na Olimpíada

BRASÍLIA ? O deputado Alberto Fraga (DEM-DF) sugeriu que policiais militares do Distrito Federal cruzem os braços por um dia durante a Olimpíada do Rio como forma de pressionar o governador, Rodrigo Rollemberg, a enviar ao governo federal proposta de reajuste salarial. Em reunião na Câmara no último dia 20, Fraga propôs uma assembleia para definir uma data para a paralisação. De acordo com o Código Penal Militar, greves e paralisações são consideradas ilegais, e a participação de militares pode ser interpretada como crime de motim, insubordinação ou abandono de posto.

“Independente de anunciar greve, independente de qualquer coisa que a gente possa deixar a sociedade apavorada, nós podemos anunciar um dia de não comparecimento ao quartel (sic). A maioria aqui já está bem idoso, já está bem crescido. Alguém aqui terá qualquer tipo de problema se no dia 4 de julho, 5 de julho, a gente fizer uma assembleia e decidir que no dia da Olimpíada a gente não vai trabalhar?”, afirmou Fraga, segundo áudio da reunião.

Na reunião do dia 20, Fraga disse aos policiais militares presentes que o Exército se preparava para atuar no DF se a PM realizasse a paralisação.

?Essa é a informação que chegou para um amigo meu. O [inaudível] militar teve várias reuniões visando a Olimpíada lá no QG do Exército. E nessas reuniões falaram o que fazer se as polícias pararem. Olha, estão temendo que o Fraga delibere um movimento que inicie em Brasília e se estenda por outros estados. Já estão preparando as tropas para atuar no DF caso a PM venha parar. Isso veio do ministério do Exército (da Defesa). Vocês entenderam o alcance disso ou não??, afirmou.

As declarações foram reafirmadas por Fraga nesta quarta-feira. O deputado disse que procurou, no dia 16, o presidente interino Michel Temer, a quem entregou pessoalmente um documento assinado pela bancada do Distrito Federal pedindo o reajuste. Segundo relato de Fraga, Temer prometeu ajudar, mas disse que é preciso esperar uma atitude de Rollemberg. O rejauste pedido é de 25,5%, o mesmo percentual que foi aprovado pela Câmara no dia 2 para as Forças Armadas.

? Eu reafirmo tudo o que disse. Se até 4 de julho, não tiver resposta do governador, eu vou convocar uma reunião para tomar uma decisão. Eu espero que ela (a proposta) ganhe corpo no Brasil ? disse Fraga nesta quarta.

O deputado disse que a proposta faz parte de uma estratégia para conseguir também melhorias no plano de saúde e que a paralisação não seria mal vista pela população:

? Acho que chamaria a atenção das autoridades. A sociedade precisa saber que o policial está trabalhando sem o colete (à prova de balas), as famílias estão sem atendimento médico. São quase dois policiais assinados por dia no país. É uma coisa tão absurda. O ato precisa causar qualquer tipo de indignação, algo que chame atenção.

O GLOBO não conseguiu contato com o governador do DF. Ao site G1, o Exército negou que estude o uso de tropas no DF caso os policiais militares cruzem os braços.

Brasília vai sediar dez partidas de futebol durante a Olimpíada, que acontece entre os dias 5 e 21 de agosto. Dois jogos serão da seleção brasileira.