Cotidiano

Deputado que pede Ministério da Segurança Pública já elogiou Temer por extinguir pasta da Cultura

BRASÍLIA ? O deputado à frente do pleito para a criação do Ministério da Segurança Pública já elogiou o presidente Michel Temer por cortes em ministérios no ano passado, principalmente pela extinção do Ministério da Cultura, que acabou sendo temporária. Alberto Fraga (DEM-DF), líder da bancada da bala, escreveu um documento nesta quarta-feira a Temer garantindo que uma nova pasta para enfrentar a crise no sistema penitenciário teria “custo zero”.

? O impacto financeiro é zero. Só pelo fato de ser criada a figura de um ministro, dá mais força política. Traria mais status ? afirmou Fraga após reunião nesta quarta-feira com o presidente, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. De acordo com um auxiliar do presidente Michel Temer, a reunião foi “dura”, com oposição forte de Moraes, que teria o ministério esvaziado.

Fraga foi ao Palácio do Planalto com outros deputados da Frente Parlamentar da Segurança Pública. A frente é conhecida como bancada da bala e abriga mais da metade dos parlamentares da Câmara.

Em 2016, contudo, o deputado saiu em defesa de Temer por ter extinto o Ministério da Cultura, logo após tomar posse como interino. O órgão havia se tornado uma secretaria subordinada ao Ministério da Educação. Depois de grande desconforto da classe artística, Temer recuou e recriou a pasta.

? Eu queria parabenizar o presidente em exercício, Michel Temer, pelos cortes feitos. E queria lamentar profundamente as demonstrações de vaidade pessoal com relação à fusão do Ministério da Cultura com o Ministério da Educação ? disse Fraga no plenário da Câmara em 17 de maio, cinco dias após o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, completando:

? Eu acho que o presidente Michel Temer ainda está sendo muito bonzinho em manter a estrutura do órgão (Secretaria de Cultura), acabando apenas com o seu status de ministério.

Em meio à crise carcerária, que já conta 99 presos mortos neste ano, Fraga criticou “vaidades pessoais” do governo federal. Nesta quarta-feira, no documento entregue a Temer, o líder da bancada da bala argumentava que o Ministério da Justiça, atual responsável pelo sistema penitenciário, não tem conseguido reduzir a violência como “ansiado pelo povo”. Segundo ele, o governo, em meio ao ajuste fiscal, não gastaria mais “nada” com a criação da pasta.